Presente há mais de 50 anos no Brasil, a Kuehne + Nagel quer ampliar atuação no mercado doméstico em 2014, por meio dos serviços de distribuição no país via transporte aéreo e rodoviário.
Para isso, aposta na expansão dos centros de consolidação de cargas da empresa nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E ainda quer explorar os mercados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais de maneira mais intensa.
“A estratégia de extensão do nosso portfólio de serviços junto às soluções domésticas a serem oferecidos aos tradicionais clientes da empresa de exportação e importação têm se mostrado eficiente e com resultados que nos estimulam a continuar investindo nestes setores”, disse Alexandre Chami, Diretor de Vendas e Marketing da empresa.
Para este ano, os planos da Kuehne + Nagel incluem também uma expansão nas chamadas soluções customizadas. “Hoje possuímos um completo portfólio de serviços, integração dos sistemas de monitoramento e visibilidade entre os setores da companhia, além de gerenciamento de desempenho, mas queremos atender cada vez mais o cliente com soluções sob medida”, explicou Chami.
No departamento rodoviário, existe, por exemplo, uma equipe de engenharia que analisa as necessidades específicas dos clientes e desenha soluções adequadas aos objetivos logísticos da empresa. Um bom exemplo são as operações de milk run (planejamento de coletas ou entregas) com fornecedores ou distribuição para os clientes.
“Há também operações complexas desenvolvidas pelo departamento de projetos da empresa, além de um suporte em relação ao gerenciamento da cadeia logística sob o ponto de vista de visibilidade e métricas, liderado pelo departamento denominado Customer Solutions, muito difundido na empresa”, explicou o diretor.
Para este ano, as dificuldades com a infraestrutura de transportes, em especial do sistema portuário, devem continuar por causa da alta demanda provocada pela Copa. A Kuehne + Nagel já realizou a logística de diversas cargas para o mundial de futebol, tendo inclusive criado uma divisão de eventos para atender este tipo de demanda, como a próxima Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.