Temos visto há anos muitas iniciativas de implementação da Filosofia LEAN em milhares de organizações pelo mundo.
Algumas irão se perpetuar e se tornar cases de sucesso, outras irão passar, como vão e voltam os estilos das roupas.
Porquê ? Qual a resposta para o sucesso e o fracasso?
Por mais que tenha ouvido centenas de justificativas, e depois de anos trabalhando com implementação de projetos de mudanças culturais em diversas organizações, minha convicção se fortalece cada vez mais.
Isso varia de uma simples implementação de ferramenta, passando por implementações em uma área piloto ou até de Projetos mais longos, mas o que faz realmente a diferença é a compreensão dos dirigentes das Empresas de que a Filosofia LEAN deve ser alçado a categoria de “Valor da Organização”.
O que são valores? São os conceitos que os acionistas das Empresas acreditam, vejam que eu escrevi acionistas e não diretores, pois estes também podem entrar e sair. Representam os credos de uma organização.
Qual a diferença?
Os valores de uma organização não são negociados. Podemos questionar os processos de uma organização, suas competências, seus indicadores e estratégias, mas não seus valores.
Quando uma Empresa acredita que honestidade é um valor, nunca abrirá mão dela para ganhar mais dinheiro. Quando uma Empresa acredita na inovação, ou na ética, ou na importância das pessoas, enfim, se seus colaboradores não acreditarem, é melhor procurarem outra Empresa para trabalhar, pois novamente: valores são inegociáveis.
Recentemente na Empresa METALKRAFT fizemos questão de colocar o pensamento enxuto entre os valores da organização na revisão de seu planejamento estratégico, não que a sua Diretoria que por anos investe em LEAN estivesse em dúvida, mas para comunicarmos isso para todos os colaboradores, fornecedores e clientes. Assim como tenho certeza que este mesmo valor esteja contido na SCHMERSAL e na ROUSSELOT, que são os nossos cases de sucesso deste Seminário.