Com quase 50 anos de atuação no mercado nacional, a Mash é reconhecida como a maior empresa de underwear masculino no Brasil, fabricante de cuecas, meias, sungas e homewear.
Com produção verticalizada, atua com desenvolvimento de tecidos exclusivos, estampas e cores inéditas no mercado, o que a faz ser referência no segmento. Além das coleções focadas para o homem, desenvolve também produtos para o público infantil. O grupo licencia grandes marcas como Colcci e Hang Loose. Sua fábrica e seu Centro de Distribuição estão localizados no Itaim Paulista (São Paulo) e possuem mais de 25 mil m², com capacidade produtiva de aproximadamente 2 milhões de peças/mês. O armazém dentro da fábrica tem aproximadamente 2 mil m²; a zona de recebimento da produção 500 m²; a zona de picking e a zona de recebimento de produção, ambas com 500 m².
No final de 2016 a Mash deu início ao seu projeto de expansão no varejo, inaugurando sua 1ª loja em São Paulo. Além da unidade própria e do e-commerce, os produtos da marca podem ser encontrados em mais de 7.000 lojas multimarcas espalhados por todo Brasil.
Em 2013, após uma rigorosa seleção de soluções especializadas para a gestão de estoque, a MASH adquiriu o WMS ALCIS para gerenciar seu CD de produtos acabados e conseguir maiores ganhos e agilidade em sua operação. ALCIS foi escolhida por corresponder às expectativas de custo e qualidade, buscados pela MASH em sua seleção. Segundo Marcelo Coelho, supervisor de logística da MASH, “A ALCIS nos mostrou que o WMS seria indispensável para a nossa operação. Nos passaram confiança e o custo foi exatamente o esperado por nós”.
“Implantar um WMS em uma empresa que nunca trabalhou com um sistema de gestão de estoque especialista, sempre é um desafio, pois requer além da implementação, uma transferência de cultura de processos logísticos”, diz Alessandra Di Sicco, diretora comercial da ALCIS.
“A MASH estava determinada a implantar uma tecnologia que possibilitasse a empresa criar processos logísticos seguindo as melhores práticas de mercado; diminuísse os custos com retrabalhos e mão-de-obra; otimizasse o espaço de seu armazém; aumentasse sua capacidade operativa e otimizasse toda a cadeia produtiva”, complementa Alessandra.
Segundo César Pontes, gerente de expedição da MASH, “Antes de implantarmos o WMS ALCIS, o controle de localização de materiais era regido por segregações de espaços aleatórios onde a gestão de controle não era eficaz e tão pouco assertiva”.
Pelo fato de ser uma empresa com um número alto de pedidos a serem entregues diariamente, a MASH tinha dificuldades no momento de separação dos pedidos. Anteriormente um pedido, com várias referências possíveis era separado visualmente, sem nenhuma ferramenta para ajudar. Agora os pedidos são separados com maior agilidade e eficiência, relata César.
A MASH trabalha simultaneamente com dois sistemas, o WMS ALCIS e o sistema ERP LINX. No início do projeto, o maior desafio foi desenvolver a integração entre estes dois sistemas, porém, agora que a equipe possui um maior conhecimento de ambas as ferramentas, a operação integrada é estável e roda normalmente, sem qualquer interrupção. Marcelo Coelho César Pontes Conferente utilizando o WMS ALCIS Com a entrada do WMS ALCIS, a MASH teve ganhos significativos como:
• Redução nas faltas de peças,
• Maior agilidade no recebimento de produção das peças,
• Acurácia total dos estoques,
• Aumento de produtividade operacional,
• Redução de mão-de-obra,
• Otimização do espeço físico,
• Entre outras.
“Em 2017, em uma visita de rotina à operação da MASH, me foi informado que a operação estava muito melhor, sendo operada pela metade dos colaboradores originais. Tentei mentalizar o valor deste resultado mas acabei desistindo, porém, fiquei muito feliz por ter certeza que significavam resultados extremamente expressivos”, diz Luiz Rêgo, CEO da ALCIS.
A MASH é um exemplo para muitas empresas, pois percebeu a necessidade de utilizar tecnologias de ponta e especializadas às suas necessidades, e não mediu esforços para estabelecer processos de acordo com as melhores práticas logísticas e nova cultura de trabalho, o que a levou a fazer MAIS com MENOS. Esse é o segredo do sucesso das empresas que se despontam como ícones no mercado brasileiro e mundial.