A iniciativa da Swissport, em parceria com as concessionárias dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e de Viracopos, em Campinas, de promover uma campanha para evitar acidentes provocados por lixo ou objetos deixados no pátio de aeronaves foi tão bem aceita que o projeto inclui agora um mutirão permanente.
O primeiro mutirão aconteceu na última quarta (29/05), às 14h, em Viracopos, e recolheu nada menos que oito quilos de objetos estranhos. Os colaboradores da Swissport em Viracopos vão participar de um mutirão sempre as quartas-feiras e toda família aeroportuária será convidada a participar.
Os chamados danos por objeto estranho, conhecido como FOD (foreing object damage) são o maior e mais caro problema que pode afetar o ciclo de vida de um motor turbo jato. E, normalmente, acontece por erro humano: alguém esquece ou permite que seja esquecido um objeto no pátio.
“Estamos muito animados com a ideia do mutirão e com o apoio da concessionária em Viracopos. Com isso, a prevenção está ganhando mais força e seremos capazes de envolver todos que atuam na atividade aérea, seja no hangar, na rampa, no setor de cargas ou no atendimento aos passageiros”, disse Elizabeth Tullii, gerente de Safety da Swissport.
Objetos estranhos ou FO (foreign objects) deixados em locais impróprios são sugados pelo motor em movimento e provocam danos que necessitam reparos, trocas prematuras de peças e aumento do tempo de aeronave indisponível em solo. São classificados com objetos estranhos itens metálicos como parafusos, ferramentas, rodízio de malas; itens macios como boné, luvas, sacolas, roupas; e mais pássaros e outros animais.
Os sinais de danos por objetos estranhos ou FOD (foreign object damage) podem ser observados no motor durante uma inspeção de pré-voo ou na inspeção programada, podendo incluir danos nas palhetas das turbinas, ruídos, vibração, apagamento do motor, entre outros.