A Nissan e a FedEx Express começam a testar o Nissan e-NV200, um veículo comercial leve 100% elétrico, em situação real no Brasil.
O teste, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, onde fica a sede da Nissan no País, faz parte do programa global de avaliação e do programa de desenvolvimento do veículo, realizado conjuntamente pelas duas empresas.
Esta será a primeira vez que o modelo rodará no continente americano. Até o momento, a parceria viabilizou testes com o e-NV200 no Japão, no Reino Unido e em Cingapura, e, em breve, testes serão realizados também nos Estados Unidos.
A escolha do Brasil para integrar o programa de avaliação do e-NV200 demonstra a importância do País para as empresas, que buscam desenvolver suas operações locais de maneira sustentável. A Nissan, por exemplo, prepara-se para inaugurar uma de suas fábricas mais sustentáveis do mundo em Resende (RJ).
“A oportunidade de testar o e-NV200 no Brasil é uma prova de que veículos 100% elétricos também são uma opção viável no mercado local. Além disso, estamos testando 25 unidades do carro elétrico Leaf por meio de um projeto-piloto de táxis nas cidades do Rio e de São Paulo, assim como veículo policial no Rio de Janeiro, com a utilização de duas unidades pela Polícia Militar na cidade”, diz François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.
“A FedEx está comprometida em trazer alternativas inovadoras e diferentes ao mercado, a fim de encontrar as melhores soluções para reduzir a emissão de CO2 e aumentar a eficiência operacional da companhia”, afirma Mike Murkowski, vice-presidente sênior de operações da FedEx Express para a América do Sul.
Em dezembro, a companhia colocou seis veículos elétricos em circulação, nas operações do Rio de Janeiro e de São Paulo. A introdução do carro elétrico na operação brasileira faz parte da EarthSmartR, plataforma mundial de sustentabilidade da FedEx desenhada para conduzir o compromisso ambiental da empresa nas comunidades onde atua.
Para os testes de campo, a Nissan está fornecendo um furgão e-NV200 que será usado como veículo de entrega pela FedEx Express por cerca de um mês. Após esse período, as empresas avaliarão o potencial do modelo para a entrega de cargas. Os resultados obtidos contribuirão significativamente para o desenvolvimento da versão de produção em série do e-NV200, que começará a ser feita este ano na fábrica da Nissan em Barcelona, na Espanha.