O IMAM fará, em janeiro, um curso para instruir sobre as novas medidas.
Começando em janeiro, entra em vigor uma legislação relacionada a amarração de carga. Desenvolvida pelo Contran, inclui novas regras como proibição da utilização de cordas para amarração, sendo substituídas por cintas, correntes ou cabos de aço, visando maior segurança nas estradas e evitando que a carga se solte do veículo.
A partir no próximo ano as cordas só serão permitidas para a fixação da lona de cobertura, quando exigível. A resolução proíbe também a utilização de dispositivos de amarração em pontos constituídos de madeira ou, mesmo sendo metálicos, que estejam fixados na parte de madeira da carroceria.
Transporte internacional
A segunda mudança é referente ao comércio exterior. A IMO, sigla em inglês para a Organização Marítima Internacional, órgão da ONU responsável pela regulamentação do transporte marítimo internacional, criou novas regras para o transporte de mercadorias. Com isso o exportador se torna responsável por informar o peso exato do contêiner e a carga antes de seu embarque. Essa declaração deve ser feita por meio do Verified Gross Mass (VGM). Assim, somente são embarcados contêineres cujo peso bruto total tenha sido fisicamente verificado e atestado.
Para discorrer sobre o assunto e esclarecer dúvidas sobre as regulamentações, o IMAM irá realizar, no dia 17 de janeiro em São Paulo (SP) um curso com dois experts no assunto. O engenheiro Rubem Penteado de Melo, da Transtech, colaborou na elaboração do texto da regulamentação sobre o peso de contêineres e poderá explicar como se adequar a nova realidade, bem como a importância da regulamentação.
Já Egídio Melotto, também engenheiro, já escreveu um livro sobre amarração de carga, além de ser o general manager da Cordstrap, empresa especializada no tema.
Para maiores informações acesse o site do IMAM ou entre em contato pelo telefone (11) 5575-1400