Pesquisa
Gestão da Logística e da Intralogística nas Empresas Brasileiras
Objetivo da Pesquisa
Amostra
Fluxo de Materiais
Perfil dos Executivos
Terceirização
Recursos Logísticos
Custos Logísticos Estimados
Custos Logísticos Calculados
Conclusões IMAM
Apresentação
Estudos apontam que em torno de 25% das atividades de uma empresa estão relacionadas às operações de Intralogística − aquelas executadas dentro de fábricas, centros de distribuição, armazéns e até escritórios. São recursos e processos ao alcance da gestão da empresa. Logo, uma grande oportunidade para reduzir custos e aumentar a competitividade nos negócios.
Para subsidiar executivos do setor em suas decisões, desafi os e oportunidades, a IMAM contratou esta pesquisa inédita ao IBOPE Inteligência. Os resultados podem orientar estratégias de empresas usuárias, fabricantes e prestadoras de serviços em Fluxo de Materiais (Supply Chain, Logística, Intralogística).
Boa leitura e bons negócios! Grupo IMAM
Levantar informações a respeito da logística e Intralogística em grandes empresas distribuídas em todo território nacional.
Fase 1 – Entrevistas em profundidade para subsidiar o questionário
Fase 2 (Quantitativa) – Confirmar hipóteses e quantificar os dados 70 entrevistas telefônicas por meio de questionário estruturado.
Período de Campo – Junho de 2011
Grandes empresas de 14 segmentos distintos70 entrevistas, distribuídas pelas 5 regiões Brasileiras.
Público-alvo – Diretores, Gerentes, responsáveis pelas áreas de Logística, Supply Chain, Industrial e Produção.
Segmentos Pesquisados
:: Comércio Atacadista
:: Comércio Varejista
:: Operações Logísticas
:: Transporte de Cargas
:: Fabricação Laticínios
:: Fabricação Massas
:: Fabricação Bebidas
:: Fabricação Medicamentos
:: Fundição de Ferro e Aço
:: Máquinas e Equipamentos
:: Fabricação de Automóveis
:: Peças e Acessórios
:: Petróleo e Gás Natural
:: Química
FONTE *Rais 2009 ● Comércio, Serviços e Indústria.
*Relação Anual de Informações Sociais – RAIS.
Fluxo de Materiais (Supply Chain, Logística e Intralogística)
51% tem menos de 40 anos
46% tem menos de 3 anos de empresa
44% está há menos de 1 ano no cargo
44% terceirizam parte de suas atividades logísticas
58% terceirizam menos de 20% de suas atividades.
Utiliza o Recurso % |
Planeja Investir (nos próximos 2 anos) % | |
INFRAESTRUTURA PREDIAL Centros de Distribuição, Galpões, Armazéns |
96 |
78 |
EMBALAGENS Acondicionamento, Proteção, Paletes, Caixas |
91 |
73 |
SOFTWARE DE LOGÍSTICA Planejamento, Execução, Controle |
87 |
72 |
VEÍCULOS INDUSTRIAIS Transpaletes, Rebocadores, Empilhadeiras |
86 |
90 |
ESTRUTURAS DE ESTOCAGEM Verticalização, estanterias |
83 |
79 |
HARDWARE DE LOGÍSTICA Scanners, Coletores, RFID |
70 |
76 |
LOCAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS Equipamentos de movimentação e armazenagem de materiais |
60 |
86 |
OPERADORES LOGÍSTICOS Terceirização |
44 |
52 |
EQUIPAMENTOS DE ELEVAÇÃO Pontes Rolantes, Guindastes |
26 |
83 |
AUTOMAÇÃO Robôs, Transportadores Contínuos |
26 |
83 |
16% sobre operação
é o que representa a logística sobre o custo operacional
Sobre o Faturamento
Considerou na Estimativa % | Tem cálculo específico de custo % | Pretende Investir (nos próximos 2 anos) % | |
Atividades internas de transporte |
96 |
74 |
87 |
Movimentação entre as diversas etapas que antecedem a entrega ao cliente |
90 |
61 |
76 |
Recebimento de materiais e insumos de fornecedores |
87 |
51 |
70 |
Os custos com acondicionamento eproteção de produtos (tipo: caixas e paletes) |
86 |
68 |
83 |
Todas as atividades de manuseio nos postos de trabalhos das fábricas, armazéns e escritórios |
79 | 61 | 66 |
Os custos de controle de estoques (software, hardware) |
73 |
59 |
70 |
Os custos da infraestrutura (prédios, armazéns, estruturas de estocagem) |
70 |
57 |
74 |
Os custos com software focados em logística e “supply chain” (cadeia de suprimentos) |
66 | 52 | 65 |
O tempo que as pessoas se deslocam entre as diversas áreas da empresa (inclui planta e escritórios) |
63 | 45 | 55 |
Os custos de terceiros envolvidos nas atividades logísticas internas (manutenção, operadores logísticos etc.) |
59 | 51 | 52 |
*Perguntas checando a acuracidade das informações.
A Intralogística ainda não é reconhecida na sua plenitude, assim como a Logística não era no início dos anos 1980.
“25% é a participação média das atividades de intralogística no custo operacional das organizações” FONTE: IMAM CONSULTORIA
Muitas atividades de grande impacto no custo operacional ainda não são devidamente mensuradas.
Causa: Conscientização, capacitação profi ssional e o grau de exigência;
Efeito: Difi culdade para justifi car maiores investimentos em soluções relacionadas a Intralogística.
Referência: Empresas do Japão, China, Coréia, Cingapura, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra,
Alemanha, França e Itália visitadas pelo IMAM nos últimos 10 anos.
Observa-se na Pesquisa que as empresas que já automatizaram parte de suas operações e possuem planos para investimentos nos próximos 2 anos.
Conclusão: é mais fácil “vender” a idéia de investimentos em soluções mais automatizadas para aqueles que já experimentaram os benefícios destas soluções, embora continuem não mensurando adequadamente os custos logísticos.
À medida que o mercado cresce e amadurece, mais profi ssionais estarão mais capacitados e mais exigentes e assim mais soluções de Intralogística serão adotadas, aproximando mais a demanda do Brasil a de países mais desenvolvidos.
Conclusão: O aperfeiçoamento contínuo e a conscientização terão papel fundamental no processo. Feiras e eventos como a MOVIMAT deverão ser mais frequentes e assumir parte da responsabilidade de levar mais conhecimento ao mercado.
Fica claro que a INTRALOGÍSTICA pode contribuir muito mais para reduzir os Gargalos Logísticos no Brasil.