Realizado pela IMAM Consultoria e publicado na Revista LOGÍSTICA do mês de março, estudo aponta como as empresas de diversos segmentos administram suas frotas de empilhadeiras
A IMAM Consultoria realizou uma pesquisa inédita sobre gestão da frota de empilhadeiras com cerca de 220 companhias entre montadoras, farmacêuticas, têxteis, de bebida, de cosméticos e de logística. O estudo, publicado na revista LOGÍSTICA, apontou que, no Brasil, ainda há muita divergência sobre como gerir uma frota de empilhadeiras. Enquanto 37,5% fazem a própria gestão de sua frota com software especializado, o mesmo número de usuários ainda não se preocupa com a gestão de sua frota de empilhadeiras.
Outra conclusão alcançada pela pesquisa é que a compra ainda é a estratégia de aquisição de empilhadeiras mais utilizada pelas empresas, totalizando 47,98%, enquanto locação fica em segundo, com 31,45%.
Já entre os modelos mais utilizados pelas empresas, a contrabalançada a combustão sai na frente com participação de 49,60%, deixando as elétricas com operador em pé em segundo lugar com 18,95% e as de mastro retrátil em terceiro, com 14,92%.
A pesquisa apurou ainda que 37,5% das empresas pretendem adquirir de uma a duas empilhadeiras em 2014.