reinaldo-mouraReinaldo Moura - Fundador do Grupo IMAM

reinaldo-mouraAlgumas etapas são necessárias para que você realize uma transformação positiva em sua empresa.

Não importa onde a empresa está em sua jornada lean, o sucesso depende de você em se tornar um verdadeiro profissional dos princípios enxutos. Isto é conseguido liderando a transformação enxuta e não simplesmente dando apoio. As sete etapas a seguir lhe mostrarão como fazer isso.

1. Aprenda tudo o que puder sobre as ferramentas, métodos, princípios e mudanças necessárias para implementar os conceitos enxutos. Isto leva tempo – um recurso precioso para a maioria dos profissionais. Entretanto, disponibilizar o seu próprio tempo não só demonstra o compromisso com o processo, mas também lhe garante ter a base de conhecimento necessária. Leia livros e assista aulas para formar seu conhecimento teórico. Quando as pessoas de sua fábrica vêem um diretor no treinamento, elas ficam orgulhosas, envolvidas e mais comprometidas. Além disso, um executivo provavelmente enxergará os ensinamentos de um ponto de vista diferente e sairá com ideias originais.

2. Passe algum tempo visitando outras empresas que estejam trabalhando com iniciativas enxutas, mesmo em setores bem diferentes do seu. Veja o que funciona e o que não funciona, quanto tempo as coisas levam, quais soluções enxutas são usadas, como as ferramentas são implementadas e o retorno sobre o  investimento.

3. Crie um comitê-diretor. Partindo do princípio que as iniciativas enxutas começam no nível corporativo, este comitê deve incluir o diretor executivo, o presidente e os vice-presidentes. Faça reuniões pelo menos trimestrais; de preferência com mais frequência. As funções do comitê diretor são: oferecer orientação às equipes de implementação dos conceitos enxutos; fornecer recursos humanos e financeiros necessários; transpor barreiras para o sucesso; medir o sucesso do ponto de vista financeiro e organizacional e comunicar a importância, o compromisso e a necessidade de melhoria contínua em todos os níveis.

4. Mostre o seu compromisso visitando as unidades de negócios que já implementaram, estão implementando ou planejam implementar os conceitos enxutos. Seja interessado, faça perguntas e conheça as iniciativas bem sucedidas. Além disso, elogie as melhorias, peça para ver os planos de futuras melhorias, desafie os colaboradores a atingir ou superar estas melhorias e volte para ver os resultados.

5. Promova seus próprios eventos enxutos com todos os funcionários. Examine os processos de negócios que provocam longos lead-times. Em seguida observe os processos que exijam muitos recursos humanos e financeiros. A oportunidade aqui é aplicar os seus conhecimentos das sete categorias de perdas que são: excesso de produção; espera; transporte; processamento; movimentação; estoque e defeitos.

6. É fundamental escolher as medições certas para avaliar o sucesso das iniciativas enxutas: desempenho das entregas dentro do prazo; redução dos lead-times; redução do estoque e uso eficiente do capital de giro; eliminação das perdas (indicador de qualidade) que leva a maiores níveis de produtividade; e o aumento da participação de mercado.

7. Com você, profissional dos princípios enxutos, trabalhando de forma diligente nas tarefas mencionadas anteriormente, a empresa sem dúvida dará grandes passos. Entretanto, para sustentar as melhorias e continuar a eliminar as perdas, é preciso incutir uma cultura de melhoria contínua. É aí que você poderá ter um grande impacto.

Estas sete etapas o levarão além do básico e em direção ao tipo de compromisso com os princípios enxutos que levará qualquer empresa ao sucesso. Seja um verdadeiro profissional da empresa lean. Saiba como levar a sua empresa à jornada enxuta e a sua transformação será um sucesso.

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain