Primeiro passoPrimeiro passo

Mauricio Miranda                                                                                                                                

Primeiro passoQuando caiu sobre minhas mãos a série de logística sustentável me deu um frio na barriga e uma certa insatisfação: o que falar sobre logística sustentável? Não por que faltava assunto, mas porque todo mundo estava falando sobre isso. Cadê a novidade, eu me perguntava. O que vou dizer para os leitores de diferente?

Para nos preparamos, montamos um arquivo relevante sobre o tema. Um empenho que durou todo a ano de 2009 e contou com o apoio da diretoria da revista.

Depois de ler todo o material (recortes de reportagens, artigos e notícias do Brasil e do mundo), estava comprovado: Sócrates mandou bem quando externou o “só sei que nada sei”. Pois quanto mais lia, mais descobria que embora o assunto pareça batido e cansado, ainda há muito para falar, principalmente em logística.

E foi ai que eu me animei mesmo. Pensei, tem muita empresa que ainda acredita que ser sustentável é só reduzir emissão de CO2. E acreditem, não é! Tem a ver com cultura, essência, respeito e missão. Tem a ver com botar a mão na massa, mexer em feridas, destruir e reconstruir. Envolve ousadia para se perguntar coisas do tipo: será que preciso mesmo crescer 50% em dois anos? E o que esse crescimento pode afetar a saúde dos meus funcionários e do meio ambiente.

É justamente isso que abordamos na primeira reportagem da série, sobre a quebra de paradigmas dentro da ainda novata sustentabilidade corporativa e a necessidade de mudar a essência da empresa.

A ideia é que cada edição da série aborde um tema (em breve publicarei os temas por aqui), que será composto por uma reportagem, uma entrevista com especialistas, pequenos insights e dicas e um estudo de caso de uma empresa internacional.

Para a edição de março entrevistamos duas empresas “experts” no tema: Walmart e Natura no Papo Sustentável.

Do Walmart quem nos deu entrevista foi Yuri Feres, gerente de sustentabilidade da rede. Super antenado, Yuri mostrou que o papel do Walmart é mudar o conceito de fazer varejo, tanto é que implementaram o que lá fora estão chamando de “end-to-end” ou no nosso bom português, sustentabilidade de ponta a ponta. Em breve volto aqui para falar mais sobre isso.

Já da Natura, o cabeça da entrevista foi o Marcos Vaz, diretor de sustentabilidade. Ele contou como a empresa leva o significado da marca ao pé da letra desde a sua fundação há cerca de 40 anos. A empresa respira sustentabilidade e é sinônimo de respeito à natureza aqui e no mundo.

Também conseguimos conversar com a UPS que aparece no box Exemplo de fora. Em sua sede nos Estados Unidos, a transportadora de encomendas expressas tem investido pesado no desenvolvimento e na aquisição de veículos menos agressivos ao meio ambiente.

Tudo pode ser conferido na edição de março.

Se você ainda não assina a revista INTRALOGÍSTICA e está interessado em colecionar a série pode clicar aqui e ver como se tornar assinante:

Até o próximo post.

 

By IMAM

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