A Schneider Electric anuncia o início de suas operações no novo Centro de Distribuição de soluções da unidade de negócios TI, em Cajamar, região metropolitana de São Paulo. O empreendimento tem cinco mil m² de área total, sendo 4,3 mil m² destinados à armazenagem de equipamentos de proteção, gerenciamento e distribuição de energia e refrigeração, como no-breaks, racks, estabilizadores, ares condicionados de precisão, entre outros. Sua estrutura conta com 3,8 mil posições pallet e oito equipamentos para movimentação, entre paleteiras e empilhadeiras.
O CD abriga as atividades de logística reversa dos equipamentos. Dentro do fluxo, a empresa os recebe, divide-os em áreas específicas e faz seu descarte correto, seguindo as normas de disposição ecológica. No caso de soluções de grande porte, a empresa faz a coleta no próprio cliente. Já nas soluções residenciais, geralmente, o transporte é feito pelos distribuidores. A unidade ainda comporta uma área destinada à montagem de racks para posterior entrega aos clientes e a recarga de equipamentos e reparos simples – quando necessários – realizados por uma equipe técnica especializada da Schneider Electric.
“Temos parcerias com as principais transportadoras do País, que funcionam de acordo com dois modelos da Schneider Electric: o transporte fracionado de produtos para os distribuidores (canal) e o transporte de soluções, modelo de entrega customizado para atender necessidades específicas, dedicado aos sites dos clientes, como os Data Centers, que prevê, também, serviços como içamento e deslocamento dentro dos DCs”, comenta Daniel Martins Chaible, gerente de supply chain da unidade de negócios TI da Schneider Electric.
A unidade de negócios TI da Schneider Electric tem mais um centro de distribuição no Brasil, em Fortaleza, dedicado às regiões Norte e Nordeste. No complexo de Cajamar a companhia possui, ainda, uma área de 13 mil m², dedicada às suas demais unidades de negócios. “A abertura desta nova operação é imprescindível para dar suporte ao crescimento da empresa no País, principalmente, com a expansão dos negócios, em 2013”, afirma.