É tamanha a magnitude das obras da hidrelétrica de Belo Monte, no estado do Pará, que o empreendimento contará com um porto próprio para o embarque e desembarque de máquinas e equipamentos pesados. Projetado para receber cinco balsas por dia, sendo duas simultaneamente, o porto ocupará uma área de quase 70 mil m². E quando pronto, irá movimentar nada menos que 1.130 mil toneladas de cimento, 200 mil toneladas de aço e três mil equipamentos provenientes do Porto de Belém.
A construção dessa infraestrutura de suporte também envolve números grandiosos. Apenas na construção das vigas da ponte rolante estão sendo empregadas 200 toneladas de equipamentos entre fôrmas e escoramentos, ancoragem e estruturas tubulares. O fornecimento é da SH, empresa líder de mercado e que foi contratada pelo Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) formado por Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Odebrecht, OAS e CR Almeida.
Supervisor de Contratos da unidade SH no Pará, João Corvo explica que um dos principais desafios envolvidos no fornecimento de equipamentos para a construção do Porto é localização deste, o que torna a logística complexa e dispendiosa. “Inauguramos no início de 2013 nossa primeira unidade no Norte do país, na Grande Belém. Assim, ganhamos uma vantagem competitiva. Somos a empresa do segmento com filial mais próxima ao Porto de Belém, de onde partem os suprimentos para a obra.”