simulacao-conteineres-1Simulação em pátios de contêineres
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Contêineres vazios são cheios de problemas para embarcadores, transportadoras e portos. Os pátios de contêineres virtuais são a solução?

 

A perda é inimiga declarada da cadeia de suprimentos. Se tempo e dinheiro forem desperdiçados devido ao excesso de estoque, movimentações desnecessárias de cargas, erros de produção, sistemas de tecnologia sub-utilizados, ou previsões de vendas inacuradas, os profissionais de logística ficarão sobrecarregados todos os dias, somente evitando perdas e ineficiência.

Uma fonte particularmente problemática de perda para as transportadoras hoje são os contêineres vazios. Graças aos constantes aumentos do transporte global, os níveis de permuta de contêineres estão muito elevados – não compensa levar o contêiner vazio de volta à sua origem – o que tem levado a uma abundância de contêineres vazios empilhados nos terminais portuários, plataformas ferroviárias e depósitos de contêineres.

O fluxo de contêineres também significa um grande volume de semirreboques e contêineres vazios atravessando as rodovias. Este eliminador de eficiência provém de duas fontes: contêineres de importação vazios retornando de uma instalação destinatária para um terminal e contêineres vazios viajando do porto para serem carregados com produtos de exportação no centro de distribuição do embarcador. Estas viagens extras aumentam muito tempo e gasto de transporte perdido tanto para as transportadoras quanto para os embarcadores.

Uma novidade para atenuar esta situação é o Pátio de Contêineres Virtuais (VCY), uma tecnologia relativamente inexplorada, com o objetivo de reduzir a movimentação de contêineres vazios. Embora os detalhes de cada sistema variem, um VCY é uma plataforma de troca de informações pela web que permite aos usuários atenderem às necessidades de equipamentos vazios para que eles possam permutar os contêineres vazios sem retorná-los a um terminal, plataforma ferroviária ou pátios de contêineres.

 

Como funciona

 

Os operadores de caminhões acessam um sistema VCY para divulgar a disponibilidade de contêineres vazios, descrevendo as informações pertinentes, tais como local e disponibilidade dos unitizadores. Outros operadores de caminhões, em busca de contêineres vazios, verificam esta disponibilidade e solicitam uma transação de permuta. O sistema solicita a permissão da transportadora marítima dona do contêiner e a transação é aceita ou recusada.

O conceito de VCY representa uma tentativa de uso de tecnologias de TI simples e bem testadas – incluindo a próxima geração da Internet e outras novas plataformas – para aumentar a eficiência e diminuir os custos da logística de carga dos portos na parte terrestre.

 

A hora da automação

 

As transportadoras estão percebendo a necessidade de sistemas automatizados para conter o erro humano e os provedores de conseguirem o potencial lucrativo na oferta de uma funcionalidade robusta.

Várias verificações críticas devem ser realizadas para permitir que uma permuta ocorra. Uma transportadora marítima deve determinar o seguinte:

 

1. Eu quero este contêiner cheio de carga? Embora a maioria dos contêineres são mais valiosos cheios do que vazios, em alguns casos as transportadoras podem optar por não colocar o contêiner de volta no rodízio.
2. Para quem vai o contêiner? Os problemas de responsabilidade são importantes, especialmente se uma empresa de transporte rodoviário pedir para transferir o contêiner para outra empresa. As transportadoras marítimas devem saber se os caminhoneiros estão segurados; também, se um caminhoneiro deve encargos diários para uma transportadora.
3. Para que será usado o contêiner? As transportadoras marítimas devem saber o que o caminhoneiro quer transportar no contêiner e garantir que seja um uso apropriado do ativo.

 

Simulação em pátios de contêineres

 

 

Comece devagar

 

O sucesso dos sistemas VCY depende dos caminhoneiros e transportadoras marítimas fazerem as coisas acontecer. Um jeito de fazer isso é começar devagar.

 

As transportadoras não precisam começar a usar um sistema VCY no país inteiro. E elas não precisam começar com situações extremamente complexas, envolvendo múltiplas transportadoras marítimas e múltiplos caminhoneiros. As transportadoras podem colher benefícios até mesmo das transações mais básicas de VCY.Se bem implementado, o sistema pode favorecer uma relação na qual todos saiam ganhando.

 

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By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain

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