Com o objetivo de ajudar empresas prestadoras de serviços de transporte de cargas a preservarem o meio ambiente, a Benner Sistemas agregou uma nova funcionalidade à solução Benner Logística, que permite realizar a gestão completa de todos os elos logísticos da cadeia de suprimentos. O recurso permite o cumprimento dos requisitos mínimos de emissão de gás carbono (CO2), definidos pelo GHG Protocol, programa que visa incorporar a questão das mudanças climáticas nas estratégias empresariais.
A nova funcionalidade está disponível no módulo manutenção e gerenciamento de frotas da solução Benner Logística. Pode ser utilizado para o controle de frota própria e também de agregados e terceiros. Para usufruir do novo recurso, é necessário primeiramente medir a quantidade de gases emitidos pelo veiculo. Para isso, o usuário deve utilizar um Opacímetro, instrumento de medição, que irá aferir a quantidade de CO2 emitida. Essas informações são enviadas para a base de dados da solução Benner Logística para a organização de um inventário da frota.
Por meio deste inventário, é possível realizar medições periódicas, determinar se o veículo está de acordo com os índices estipulados pelo GHG Protocol e tomar as devidas ações para minimizar os impactos no meio ambiente, caso exista um alto índice de poluição. A empresa pode optar, por exemplo, por bloquear o veículo enquanto estiver irregular ou então emitir um boletim de manutenção. Já para compensar a poluição gerada pelo veículo, é possível optar pelo plantio de árvores certificadas, de acordo com a quantidade de carbono que cada árvore captura.