atlasprojeto

atlasprojeto

A Atlas Transportes & Logística, um dos maiores prestadores de serviços logísticos do país, está desenvolvendo o Projeto de Revisão de Malha, ação inovadora que vai utilizar tecnologia de última geração para aperfeiçoar a rede logística da empresa.

O projeto consiste na utilização do Supply Chain Guru, um dos mais avançados softwares do mundo, capaz de transcrever as informações de toda a malha logística da empresa (etapa de modelagem) e, com base nesses dados, apresentar as melhores soluções possíveis, a partir de cálculos matemáticos precisos (etapa de otimização).

 

Todo esse processo será realizado por meio de duas das mais efetivas abordagens existentes: simulação e otimização, é o que explica André Prado, diretor de Logística e Projetos, responsável pela implementação do projeto.

 

“A ferramenta recria os ambientes da nossa rede, via computador. Com a modelagem, é possível obter resultados muito alinhados com as situações reais e por meio de técnicas de otimização tornar possível que sejam apresentadas diversas alternativas de aperfeiçoamento operacional. Em uma segunda etapa, ainda mais efetiva, essas melhorias propostas serão simuladas com base em diversas alternativas para quantificar todos os ganhos e impactos existentes”.

 

Para que o Projeto de Revisão de Malha ganhe vida, as características de todas as plataformas para carga e descarga da Atlas, além das frotas de veículos distribuídas por todo o Brasil estão sendo mapeadas minuciosamente, processo que deve durar cerca de três meses.

 

De acordo com Lauro Megale Neto, presidente da Atlas, o investimento no projeto é uma demonstração clara de que a empresa está na vanguarda do setor. “Usamos a tecnologia a nosso favor para captar informações precisas sobre toda a operação, o que permitirá o aperfeiçoamento de nossos serviços, especialmente no que diz respeito à otimização de nossos recursos”, afirma.

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain