A Tecnotextil desenvolveu uma cinta de aramida com 200 toneladas de carga de trabalho e 60 metros de comprimento para uma operação de instalação de estrutura submersa. Dotada de Fator de Segurança 5:1, a cinta exigiu 50 horas de trabalho para ser produzida e logo depois foi envolvida por uma capa especial com característica impermeável.
Segundo o gerente de produção da Tecnotextil, Fabiano Faverani, “a cinta foi feita com aramida para ser o mais leve possível, pois uma cinta de poliéster idêntica seria muito mais pesada”. Para rompê-la, seria necessário aplicar uma tração de 1.000 toneladas. “O revestimento especial evita que ela absorva água e fique pesada, o que poupa o robô (ROV) que fará a operação de esforços excessivos”, explicou o vendedor sênior Fábio Miranda, o qual fechou o negócio em parceria com Rodrigo Carrieri, especialista em produtos para elevação de cargas para o mercado offshore.
Para atender às especificações exigidas pelo cliente, era necessário confeccionar uma cinta cuja densidade fosse semelhante à da água, de forma que o efeito hidrodinâmico do mar não a puxasse para o fundo nem a repelisse para a superfície. A Tecnotextil venceu esse desafio e o resultado foi uma “Synthetic Sling SUPER Round Sling ARAMIDA SWL 200 ton. direct FS-5:1 X 60,00m – Strap and Waterproof”, que substitui com vantagem os tradicionais cabos de aço. Graças a essa façanha de engenharia, o robô (ROV) poderá operar no fundo do mar com o mínimo de esforço, otimizando a relação entre a energia consumida e o desempenho obtido.