Uma das maiores preocupações no transporte rodoviário, além do monitoramento e roubo de cargas, é a redução do número de acidentes nas estradas brasileiras.
Para isso, muitas empresas estão investindo na gestão de frotas para cuidar de vários aspectos: racionalizar a operação, reduzir o consumo de combustível, detectar situações que expõem o veículo, bem como a carga e o motorista a riscos, entre outros pontos.
Um aspecto que é foco da telemetria é o mapeamento do comportamento dos motoristas e a entrada em trechos perigosos, o que impacta fortemente na redução de acidentes.
De acordo com Luiz Munhoz, diretor da Mix Telematics, empresa que desenvolve soluções para gestão de frotas, por meio da telemetria é possível identificar a velocidade máxima de segurança a ser desenvolvida pela motorista, levando em consideração tipo de carga, veículo e traçado da rodovia.
As soluções de telemetria possibilitam às empresas ranquearem seus melhores motoristas, atribuindo notas para cada evento, como estabelecer uma velocidade para pista seca e outra para molhada. Se o limpador de para-brisa for acionado, o sistema identifica que há chuva e a velocidade que deve ser respeitada no trecho. Dessa forma, quem gerencia a frota consegue saber se o motorista obedeceu as regras.
Munhoz ainda explica que a telemetria reduzir até 5% no consumo de combustível, além de economizar freios e diminuição de acidentes, que chega em até 30%. “As empresas que transportam cargas perigosas também têm essa preocupação, já que evitar acidentes reduz o risco de contaminação do meio ambiente”, destaca.