Depois de dar início à estufagem de grãos em contêineres, o TESC – Terminal Portuário Santa Catarina, localizado no Porto de São Francisco do Sul, realiza hoje o embarque, numa só escala, de 137 contêineres estufados com soja, totalizando 2,7 mil toneladas, que devem ser transportados pelo navio “Sunny Oasis”, com destino a Port Kelang (Malásia) e Kaoshiung (Taiwan e China).
O processo é feito por meio de uma parceria com a Seatrade, especializada em logística e operacionalização de cargas, e a BR-Agri, trading que desenvolveu uma logística para exportar grãos em contêineres. “Nossa intenção é aumentar os volumes gradativamente, iniciando o ano com soja e terminando com milho”, afirma Roberto Lunardelli, do TESC. A expectativa é que os embarques cheguem a 180 mil toneladas apenas neste ano.
A aposta do TESC e seus parceiros nessa modalidade de operação têm apresentado resultados positivos. “A retaguarda do redex do TESC aliado ao know-how e aos equipamentos próprios e específicos para a conteinerização de grãos da BR-Agri, além do apoio de armadores na rota para Ásia, tornam o porto ideal para esse transporte”, explica Lierte Amorim, diretor da BR-Agri e da Seatrade.
Os equipamentos da BR-Agri, por exemplo, garantem a estufagem de 60 contêineres por dia. Já no TESC, os constantes investimentos e as condições geográficas e climáticas favoráveis atraem exportadores. “Oferecemos uma nova opção de logística para todos os tipos de operadores. Hoje o TESC não possui restrição de janela de atracação e de volume, e estamos nos preparando para atender esta demanda crescente”, afirma Lunardelli.