Transpes_300x200

Transpes_300x200

O aumento dos investimentos na área de energia, sobretudo na construção de novas hidrelétricas e parques eólicos, tem contribuído diretamente para a expansão do segmento de logística. Em 2011, a Transpes realizou o transporte de 261 pás de 50 m cada, para construção de uma usina eólica em Santa Catarina. Agora, a empresa está responsável por levar 76 segmentos de torres para empreendimento semelhante que será construído no Ceará.

O primeiro carregamento está na estrada e percorrerá 4 mil km de Santos (SP) até o destino final. Para transportar a carga com segurança, foi feito um estudo de viabilidade logística.

 O planejamento permite definir com antecedência qual a melhor forma de levar a carga, os equipamentos que serão utilizados, o trajeto que será feito e se será necessário fazer alguma intervenção especial. O diretor comercial da Transpes, Rogê Gabrielli ressalta que a empresa começou a atender o segmento de energia eólica no ano passado com o transporte das pás para Santa Catarina, que foi concluído no início deste ano. 

 Nessa operação, o estudo de viabilidade apontou que, para efetuar o deslocamento, seria necessário fazer diversos desvios, pois havia vários trechos no caminho que não comportavam a passagem das carretas. Também foi preciso contar com o apoio das Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Para o transporte dos segmentos de torres de aço para a usina eólica serão utilizados transportadores especialmente projetados, em razão das dimensões e peso desses fragmentos. A operação está sendo acompanhada por escolta credenciada e veículos monitorados 24 horas por dia.
  

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain