Translog_300x225

Translog_300x225

Aconteceu na última quarta-feira, 13 de junho, em São Paulo, o seminário TransLog – Estudos de Casos de Multimodalismo, organizado pela IMAM Consultoria. O evento foi realizado no anfiteatro da empresa, no bairro da Vila Mariana.

As apresentações foram abertas por Samir Keedi, da Aduaneiras, e autor de diversos livros sobre transporte e comércio exterior.
Samir abordou a Matriz de Transportes Brasileira, destacando seus erros. O especialista apresentou, ainda, como transportar cargas de forma mais coerente, sob o ponto de vista logístico.
Já as vantagens sustentáveis da cabotagem foi o tema da apresentação de Gustavo Costa, da Aliança Navegação e Logística. O executivo abordou a cabotagem sob os pontos de vista econômico, ambiental e social e apresentou o produto como fator de competitividade e sustentabilidade.

Vander de Abreu, da ABTRA – Associação Brasileira de Terminais e Recinto Alfandegados, focou sua apresentação no Porto de Santos, abordando o sistema de integração tecnológica e o chamado “porto sem papel”.

O representante da Marinha, Pierfranco Pastore abordou os problemas da logística de distribuição física e movimentação de cargas nos grandes centros de consumo e como minimizar os efeitos negativos gerados por meio da elaboração de estratégias logísticas das empresas e políticas públicas. Chamou atenção dos participantes do evento o pedido da Marinha Brasileira à ONU (Organização das Nações Unidas) para a criação da chamada Amazônia Azul, ou seja, o aumento da faixa de mar que acompanha a costa brasileira.

As atividades da tarde tiveram início com a apresentação do case Fortalecimento da Cadeia de Suprimentos na Indústria Automobilística, apresentada por André Wulfhorst, da Mercedes-Bez. O executivo destacou a importância do papel exercido pela cadeia de suprimentos na acirrada competição entre as montadoras, mostrando que para garantir o suprimento na quantidade exata, na qualidade adequada e no momento certo, uma infinidade de processos e mecanismos foram desenvolvidos, buscando estabilidade no fornecimento e a minimização dos riscos de desabastecimento.

O Multimodalismo no Estado de São Paulo foi o tema da apresentação do professor e consultor José Vítor Mamede, que apresentou a insfraestrutura do Estado de São Paulo, seus gargalos regulatórios e operacionais e como a multimodalidade pode contribuir à logística das empresas.

José Manoel Cortiñas Lopes, do Ministério da Indústria e Comércio, fez uma palestra com o tema Fatores de Competitividade na Logística e Comércio Internacional que abordou o atual contexto do comércio mundial e os impactos dos mecanismos de eficiência logística: conteinerização, consolidação de carga e multimodalidade nos transportes, órgãos intervenientes de governo e o papel da CAMEX (Câmara de Comércio Exterior).

O evento foi finalizado com a tradicional seção de perguntas e respostas.

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *