O empilhador de minério de ferro EP-313K-06, considerado o maior do mundo, se encontra em fase final de testes na Vale, em São Luís. O equipamento, desenvolvido e fornecido pela empresa italiana Tenova Takraf, que deve começar a operar em dezembro deste ano, tem capacidade de 20.000 t, possui 45 metros de altura (equivalente a um prédio de 15 andares) e pesa de 1.800 toneladas. A nova máquina integra as estratégias de expansão logística da empresa no Sistema Norte (Pará e Maranhão), prevista no Programa de Capacitação Logística Norte (CLN).
Uma das inovações do empilhador é sua operação ser remota, por meio do Centro de Controle Operacional do Porto, localizado há aproximadamente três quilômetros de distância do pátio de estocagem de minério, onde a máquina se encontra. Além de maior produtividade, o automatismo do equipamento traz ganhos intangíveis para a segurança e saúde dos futuros operadores.
As obras do CLN incluem a expansão da Estrada de Ferro Carajás, a construção de um ramal ferroviário de100 km, no Pará, bem como a expansão do Terminal Portuário de Ponta da Madeira, em São Luis, incluindo a construção do Píer IV. O objetivo do Programa é preparar a infraestrutura logística da Vale para transportar o volume de minério de ferro produzido no Pará. Com o fim das obras, previsto para o segundo semestre de 2016, será possível transportar e embarcar 230 milhões de toneladas por ano (Mtpa).