A VLI, empresa de logística integrada com operações em ferrovias, terminais integradores e portuários, está investindo na construção e na ampliação de 24 pátios de cruzamento ferroviário até o final de 2014. Com o projeto, será possível aumentar o tamanho dos trens que circulam na via e incrementar o volume transportado na FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), malha sob a concessão da VLI.
O pátio de cruzamento é uma bifurcação da malha ferroviária com aproximadamente 1,8 km de extensão, que permite a manobra do trem para que seja liberada a via principal para a circulação de outra composição. A empresa construiu quatro pátios e ampliou outros 20. Desses 24 pátios, que estão localizados em pontos estratégicos e em áreas seguras, 13 estão em Minas Gerais, nove em São Paulo e dois em Goiás.
Eles adicionarão capacidade de movimentação a três corredores logísticos da empresa. No Minas-Bahia, que liga ao terminal integrador de Pirapora, os pátios permitiam a movimentação de trens abaixo de 40 vagões. Agora, receberão composições de 60 unidades. Já os pátios do corredor Centro-Leste, conectado ao porto de Tubarão, Vitória (ES), e do Centro-Sudeste, interligado ao porto de Santos, que atendiam a trens de até 60 vagões, receberão composições de até 90.
Com isso, a VLI amplia a capacidade dos trens em circulação, o que permite o aumento do volume movimentado e também da produtividade. “Agora, graças aos pátios de cruzamento e outros investimentos, poderemos operar com trens maiores. Com isso, a VLI vai gerar mais capacidade de transporte, especialmente nas rotas de movimentação do agronegócio, carga que já representa um terço do nosso volume”, declara o diretor comercial da VLI, Fabiano Lorenzi.