O período festivo do final do ano representa uma vasta oportunidade para empresas dos mais diversos portes e segmentos atraírem clientes e elevarem ao máximo os resultados financeiros.
Segmentos econômicos como alimentos, bebidas e o varejo em geral tendem a ter um pico nas vendas, exigindo agilidade na entrega, reposição de estoques em toda a cadeia logística. Por isso, para atender a demanda crescente, é fundamental saber adaptar a operação por meio de boa estratégia logística. Segundo Rodrigo Boniaris, gerente comercial da Intecom Logística, fatores como uma logística bem estruturada, tempo de entrega, bem como a disponibilidade da mercadoria no ponto de venda são preponderantes para o sucesso dos negócios.
Exatamente com a finalidade de aumentar a eficiência logística, a um custo competitivo, a Intecom Logística, integrador logístico com mais de 15 anos de expertise em distribuição, armazenagem e estratégia em toda a cadeia de suprimentos, opera com a metodologia de otimização da rede. “Um planejamento logístico pode garantir a qualidade na entrega e a rentabilidade em períodos de economia aquecida. Neste contexto, um parceiro como a Intecom pode fazer toda a diferença”, afirma Boniaris.
De acordo com Boniaris, devido ao maior fluxo de vendas estimado, é preciso ajustar e criar processos ágeis com antecedência. “O período festivo altera o comportamento do consumidor, que passa a comprar muito mais do que o básico, utilizando o 13º salário. Por isso, não deixe de ajustar a cadeia logística da sua empresa e saiba aproveitar esse momento tão oportuno do mercado”, avalia.
Confira as principais orientações do executivo da Intecom Logística para ter um planejamento logístico assertivo para os próximos meses e alcançar maior rentabilidade:
1. Busque melhorias
Não há dúvidas de que uma logística bem feita garante vantagem competitiva. Para criar processos mais ágeis, adaptando a sua operação logística ao contexto aquecido do mercado, procure ter uma visão de todas as etapas do processo. Analise desta forma cada ponto de aperfeiçoamento e melhoria. Um mote importante pode ser acabar com os processos manuais, como planilhas e cadernos.
2. Dimensione o estoque
Com a tendência de aumento de vendas no fim do ano, é recomendável redimensionar o estoque. Neste sentido, tenha indicadores confiáveis para dimensionar o seu portifólio de produtos e verifique quais os itens mais buscados no mesmo período no ano anterior, que podem ser requisitados novamente. Para o cálculo, lembre-se de que produtos parados em estoque geram gastos desnecessários. Você também pode ganhar eficiência com a otimização do espaço disponível no centro de distribuição, elaborando um bom mapeamento.
3. Mantenha o ponto de venda abastecido
Em tempos de demanda crescente, o nível de ruptura (que mede a falta de produtos no ponto de venda) precisa ser o mais baixo possível. Reponha os produtos nas gôndolas, quase que diariamente, de acordo com as necessidades. Neste sentido, a Intecom conta com um sistema de gerenciamento de armazém, que propicia empregar técnicas como o Flow-Through, reduzindo custos e possibilitando todo o suprimento dos produtos nas lojas.
4.Tenha assertividade no tempo de entrega
Entregas de fim de ano geralmente contam com um prazo apertado. Desta maneira, trabalhar com um integrador logístico pode ajudá-lo a planejar a distribuição em tempo real para as mais diversas regiões do País, evitando gastos desnecessários e otimizando custos.
5. Utilize a tecnologia a seu favor
Cada etapa da armazenagem e distribuição da carga pode ser acompanhada em tempo real, por meio de suportes tecnológicos de última geração. A tecnologia também pode apoiar na elaboração de um planejamento assertivo. Na Intecom Logística, as mais modernas ferramentas tecnológicas suprem os clientes de informações estratégicas para a tomada de decisão.