ecomerce22

ecomerce22Para lucrar mais com sua loja online, é preciso prestar atenção à logística e aos centros de distribuição: algumas medidas simples podem reduzir os custos e aumentar de maneira decisiva os lucros da sua empresa.

As estratégias para melhorar a logística do e-commerce foram tema de um painel no terceiro dia do Latam Retail Show 2018, evento que reúne empreendedores e especialistas para discutir as tendências, novidades e estratégias para o varejo, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Novas tendências e melhores práticas da entrega foram debatidos pelo painel, que contou com as presenças da consultora Sandra Hayashida, sócia-diretora da GS&Digital, Nelson Duarte, diretor de varejo digital e logística da Stefanini, Jae Ho Lee, sócio-fundador do Grupo Ornatus, Sidney Nakao Sato, diretor de Supply Chain da Under Armour Brasil, e Roberto Soares, diretor comercial da empresa de logística Pier 8. Confira a seguir as suas principais dicas.

Contrate um especialista: não trate a logística como apenas outro departamento dentro da empresa. É preciso contratar um especialista na área, e chamá-lo para participar de todas as reuniões relativas a decisões estratégicas na empresa.

Crie pontos de retirada: a ordem é facilitar a vida do consumidor, que muitas vezes não está em casa para receber o produto. Em vez da entrega tradicional, prefira estabelecer pontos de retirada em diversos pontos da cidade, para que o cliente possa escolher quando e onde retirar seu produto.

Entregue no prazo: um dos maiores problemas do e-commerce brasileiro são os atrasos na entrega de produtos. Se prometeu entregar em 1 dia ou em 20 dias, cumpra a promessa. O contrário vai fazer com que perca o usuário para sempre.

Adote a armazenagem e a logística fraccionada: em um país com as dimensões do Brasil, pode valer a pena trabalhar com vários pequenos centros de distribuição, para facilitar a logística. Considere também usar diferentes tipos de transportadoras em diferentes regiões, para ser capaz de atender todo tipo de pedidos, inclusive volumes pequenos e personalizados.

Integre os processos: não basta tem um bom operador logístico. Para garantir a agilidade na entrega, e também na logística reversa – um dos maiores desafios do e-commerce-, é preciso realizar uma integração total de processos.

Automatize o centro de distribuição: com os sistemas adequados, é possível diminuir sensivelmente os custos. É importante investir na sensorização desses centros, para ter controle total sobre cada passo do processo. Também vale investir no monitoramento dos transportes, usando tecnologia por satélite.

By gab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *