Para lucrar mais com sua loja online, é preciso prestar atenção à logística e aos centros de distribuição: algumas medidas simples podem reduzir os custos e aumentar de maneira decisiva os lucros da sua empresa.
As estratégias para melhorar a logística do e-commerce foram tema de um painel no terceiro dia do Latam Retail Show 2018, evento que reúne empreendedores e especialistas para discutir as tendências, novidades e estratégias para o varejo, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Novas tendências e melhores práticas da entrega foram debatidos pelo painel, que contou com as presenças da consultora Sandra Hayashida, sócia-diretora da GS&Digital, Nelson Duarte, diretor de varejo digital e logística da Stefanini, Jae Ho Lee, sócio-fundador do Grupo Ornatus, Sidney Nakao Sato, diretor de Supply Chain da Under Armour Brasil, e Roberto Soares, diretor comercial da empresa de logística Pier 8. Confira a seguir as suas principais dicas.
Contrate um especialista: não trate a logística como apenas outro departamento dentro da empresa. É preciso contratar um especialista na área, e chamá-lo para participar de todas as reuniões relativas a decisões estratégicas na empresa.
Crie pontos de retirada: a ordem é facilitar a vida do consumidor, que muitas vezes não está em casa para receber o produto. Em vez da entrega tradicional, prefira estabelecer pontos de retirada em diversos pontos da cidade, para que o cliente possa escolher quando e onde retirar seu produto.
Entregue no prazo: um dos maiores problemas do e-commerce brasileiro são os atrasos na entrega de produtos. Se prometeu entregar em 1 dia ou em 20 dias, cumpra a promessa. O contrário vai fazer com que perca o usuário para sempre.
Adote a armazenagem e a logística fraccionada: em um país com as dimensões do Brasil, pode valer a pena trabalhar com vários pequenos centros de distribuição, para facilitar a logística. Considere também usar diferentes tipos de transportadoras em diferentes regiões, para ser capaz de atender todo tipo de pedidos, inclusive volumes pequenos e personalizados.
Integre os processos: não basta tem um bom operador logístico. Para garantir a agilidade na entrega, e também na logística reversa – um dos maiores desafios do e-commerce-, é preciso realizar uma integração total de processos.
Automatize o centro de distribuição: com os sistemas adequados, é possível diminuir sensivelmente os custos. É importante investir na sensorização desses centros, para ter controle total sobre cada passo do processo. Também vale investir no monitoramento dos transportes, usando tecnologia por satélite.