O Relatório Anual 2018 do “MHI – Material Handling Industry” destaca a perspectiva atualizada sobre as tendências emergentes da Supply Chain.
As informações neste relatório são baseadas em respostas de pesquisas de 1.100 líderes do setor de Manufatura e Supply Chain (vários segmentos). Metade dos entrevistados ocupam cargos de nível executivo, como CEO, vice-presidente, gerente geral ou chefe de departamento.
As empresas participantes variam em tamanho de pequeno a grande porte, com 47% relatando vendas anuais superiores a US $ 100 milhões e 10% relatando vendas anuais de US $ 10 bilhões ou mais.
As principais conclusões incluem:
1. Onze tecnologias estão trabalhando juntas para criar cadeias de suprimentos de última geração digitais, sob demanda e sempre ativas.
2. As principais tecnologias que os entrevistados dizem ser uma fonte de ruptura ou vantagem competitiva são:
- Robótica e automação (65%, acima dos 61% em 2017)
- Análise preditiva (62%, acima dos 57% em 2017)
- A Internet das Coisas (IoT) (59%, acima dos 55% em 2017)
- Inteligência Artificial (53%, nova categoria em 2018)
- Veículos sem motorista e drones (52%, acima dos 30% em 2015)
3. As três principais barreiras à adoção dessas tecnologias são:
- Business case para os investimentos da cadeia de suprimentos NextGen
- Combater a lacuna de habilidades da mão de obra na cadeia de suprimentos
- Criar confiança e segurança em cadeias de suprimentos digitais sempre ativas
4. Quando se trata de segurança cibernética, a sofisticação de hackers e “atores de ameaça” é o maior risco (44%), seguida pela falta de consciência da ameaça dentro da organização (40%) e práticas de segurança cibernética entre fornecedores (37%). À medida que as preocupações com segurança cibernética crescem, a demanda por transparência em todos os níveis da cadeia de suprimentos está aumentando vertiginosamente, à medida que os consumidores esperam cada vez mais informações completas sobre a origem e o histórico dos produtos que consomem.
A incomparável capacidade do Blockchain de permitir o compartilhamento transparente e controlado de dados de uma maneira extremamente confiável, eficiente e altamente criptografada fornece uma plataforma poderosa e robusta para enfrentar alguns dos mais difíceis desafios da cadeia de suprimentos, além de fornecer um nível inigualável de segurança cibernética. É aqui que o blockchain pode ser um enorme diferenciador da cadeia de suprimentos.