A nova fábrica de caminhões da Mercedes-Bens que começou a operar em 2018 mostra muitos avanços da indústria 4.0 como, por exemplo, os processos automatizados de movimentação do caminhão e dos materiais de abastecimento de linhas por meio de veículos autônomos, o monitoramento em tempo real de cada veículo por meio de um código individual que dispara o fluxo de montagem em um tempo de ciclo de linha 5 min.
Ou seja, a cada 5 minutos sai um novo veículo da linha que possui capacidades de produzir diferentes modelos e mudar a programação durante a montagem, adiantando ou não determinado veículo.
Mas além de toda a automação que a equipe de instrutores da IMAM Consultoria pôde conhecer nesta 3a feira (dia 25/09), um dos aspectos que chamou a atenção é que a automação somente foi aplicada no que mostrava viabilidade, pois percebemos que muitas operações que poderiam ter sido automatizada em função da “onda 4.0”, não foram, o que mostra a coerência dos investimentos na nova fábrica.
Desejamos muito sucesso as novas iniciativas 4.0 e que as mesmas sejam sempre aplicadas na melhoria do desempenho dos negócios!