Muitas empresas se questionam sobre onde começar a investir em sustentabilidade. Acredito que não exista uma resposta correta, mas o mais próximo dela seria começar investindo na equipe.
Conscientizar quem contribui para o desenvolvimento dos negócios é essencial para construir uma cultura em favor da sustentabilidade. Isso fará com que todos respirem o tema e trabalhem com esse propósito.
A Direct Express, especializada em entrega rápida, adotou esse caminho. Ontem (31/03), a empresa lançou um programa para conscientizar a equipe quanto à importância de separar e descartar corretamente os resíduos sólidos.
Batizado de Coleta Direct Seletiva, o programa prevê a implementação de lixeiras específicas para cada grupo de resíduos (plástico, papel, papelão, etc.), tanto nas áreas administrativas quanto nas áreas operacionais. O programa também distribuirá folhetos informativos, divulgará vídeos no refeitório da empresa e, principalmente, fará mensalmente avaliações setoriais, com o intuito de identificar o desempenho de cada área no projeto.
O setor que apresentar o menor resultado será designado a treinar os novos colaboradores, apresentando as campanhas e as atividades de coleta, além de auxiliar na mensuração da próxima avaliação.
Alguns podem achar que a atividade parece rígida, mas não é. A sustentabilidade precisa entrar de vez na cultura das empresas e assumir responsabilidades. Na Natura, por exemplo, a meta de redução de emissões está atrelada à produtividade. Um setor só conquista o bônus no final do ano, se tiver alcançado a meta de sustentabilidade. Enfim, esses são os novos tempos.
*Mauricio Miranda