As empresas estão investindo em canais de comunicação para divulgar suas ações sustentáveis.
As multinacionais norte-americanas e européias dão um “show” nesse quesito. Organizam páginas dentro de seus sites institucionais, colocam imagens, jogos interativos, gráficos e índices com redução de CO2, dados sobre reflorestamento e compensação de matéria-prima, além de vídeos, blogs, notícias, entrevistas, etc. Um pacotão de informação.
Aqui no Brasil a coisa está dando seus primeiros passos, mas já conta com importantes representantes, como Walmart, Coca-cola e, as originalmente brasileiras, Petrobras e Natura.
Por esses canais é possível se inteirar sobre o que as companhias estão fazendo em relação a sustentabilidade na logística, que alternativas adotaram, quais os resultados, etc. No da matriz do Walmart (EUA) dá até para ver as fotos do caminhão híbrido adotado pela empresa. Veja os exemplos, inspire-se e inove:
Walmart Brasil
Natura
Petrobras
Fedex
Coca-Cola Brasil
Walmart Stores
Por que?
Existem duas razões para as empresas investirem nessas canais: a primeira é que muitas certificações de sustentabilidade recomendam a publicação de relatórios corporativos para divulgação oficial de dados quanto ao impacto da empresa no meio ambiente e no convívio social; a segunda é que valoriza a imagem da companhia e contribui para aproximar seus clientes e fornecedores da nova realidade da empresa.
*Mauricio Miranda