Qual das duas metodologias melhor representa o balanço anual das mercadorias do estoque de uma empresa?
Quando o final do ano financeiro se aproxima, os auditores de sua empresa têm que reportar o estoque nos relatórios financeiros. O modo como os auditores medem a acurácia desse estoque pode lhe dar uma falsa impressão de como está a sua operação. A acurácia é realmente tão boa quanto o relatório de seus auditores?
A pergunta em uma auditoria operacional é: “Qual é a acurácia do seu estoque?” A resposta mais comum é algo como “mais de 99%”. Entretanto, a pergunta seguinte deve ser: “Como você mede essa acurácia?” É incrível como muitos gerentes de operações se esforçam para informar como a acurácia é medida. Para alguns, é a primeira vez que eles ouviram essa pergunta.
Duas metodologias
O que surpreende muitos gerentes de operações experientes é que existem duas metodologias para medir a acurácia do estoque. Os gerentes precisam identificar qual modo eles estão usando na hora de relatar os resultados. A primeira é a acurácia financeira, e a segunda é a operacional. A maioria das empresas usa apenas a financeira.
A acurácia financeira é a diferença líquida dos ajustes depois da contagem do estoque e é a medição usada pela maioria dos auditores internos e empresas de contabilidade. Ela responde à pergunta: “Os processos são cientes no controle do estoque para evitar grandes ajustes no valor destes nos registros contábeis da empresa?”
A acurácia operacional responde a duas perguntas muito diferentes. “Quando prometemos a última unidade de um artigo a um cliente, temos a confiança de que a possuímos?” e “Podemos ter certeza de que o separador encontrará o artigo certo, na quantidade certa, no local especificado, na primeira tentativa?”.
Diferenças reais
– A acurácia operacional é mais rigorosa do que a financeira. Um exemplo de acurácia financeira vem a seguir:
– Acreditar que haja dois SKUs (“stock keeping units”, unidades distintas mantidas em estoque) no estoque.
– Ovalor de cada SKU é R$ 1,00.
– O“registro contábil” de cada SKU é de 100 unidades disponíveis.
– Um estoque tem 101 e o outro 99.
– A diferença líquida é zero
– A acurácia do estoque é de 100%
– Um exemplo de acurácia operacional para o mesmo cenário é:
– Todo o estoque está em dois locais diferentes. As unidades de um SKU estão em um local e as unidades do segundo SKU estão em um outro local
– O estoque físico conta cada local: um SKU tem 101 unidades e o outro tem 99
– Os dois locais estão incorretos em comparação ao registro contábil
– A acurácia do estoque é de 0%.
Embora os exemplos sejam simples, a questão é clara: a acurácia operacional normalmente é muito diferente da financeira, exceto se a operacional for muito alta. Se ela for de 99% ou mais, a financeira também será alta.
A verdadeira medida da acurácia de um centro de distribuição é a operacional. É necessário um nível muito alto de acurácia operacional para manter um serviço ao cliente superior e uma excelente produtividade.
Quando a área de vendas assume um pedido com base na disponibilidade do estoque, é estabelecido um vínculo com o cliente. Quando a distribuição tem que atrasar o pedido de um item porque ele não é encontrado, o vínculo com o cliente é rompido.
Quanto à produtividade, existe muito tempo perdido em um centro de distribuição quando um colaborador não consegue encontrar o item certo, na quantidade certa e no local certo. Uma vez que o separador não consegue encontrar um item, a busca começa e a produtividade cai em espiral. Também é comum um separador que não consegue encontrar o item pedir ajuda de outra pessoa. Quando isso acontece, existem duas pessoas fazendo o trabalho de uma. A produtividade cai!
Qual a correta?
A acurácia do estoque não é a diferença líquida em dinheiro depois das contagens e correções. Embora os gerentes operacionais tenham que auxiliar os contadores no estoque financeiro, viver da fama de uma diferença líquida em dinheiro de 99% não adianta para solucionar os problemas de produtividade e serviço.
A única boa medida de quanto a operação controla o estoque é a acurácia operacional: a porcentagem de locais 100% corretos para SKU, quantidade e às vezes lote. Se a acurácia operacional for abaixo de 99%, existem oportunidades reais de melhoria do processo que terão impacto positivo na produtividade e no serviço ao cliente.