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Pesquisa
Gestão da Logística e da Intralogística nas Empresas Brasileiras

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Sumário

sumarioObjetivo da Pesquisa
Amostra
Fluxo de Materiais
Perfil dos Executivos
Terceirização
Recursos Logísticos
Custos Logísticos Estimados
Custos Logísticos Calculados
Conclusões IMAM

Apresentação

Estudos apontam que em torno de 25% das atividades de uma empresa estão relacionadas às operações de Intralogística − aquelas executadas dentro de fábricas, centros de distribuição, armazéns e até escritórios.  São recursos e processos ao alcance da gestão da empresa. Logo, uma grande oportunidade para reduzir custos e aumentar a  competitividade nos negócios.

Para subsidiar executivos do setor em suas decisões, desafi os e oportunidades, a IMAM contratou esta pesquisa inédita ao IBOPE Inteligência. Os resultados podem orientar estratégias de empresas usuárias, fabricantes e prestadoras de serviços em Fluxo de Materiais (Supply Chain, Logística, Intralogística).
 
Boa leitura e bons negócios! Grupo IMAM

Objetivo da Pesquisa

Levantar informações a respeito da logística e Intralogística em grandes empresas distribuídas em todo território nacional.

Fase 1 – Entrevistas em profundidade para subsidiar o questionário
Fase 2 (Quantitativa) – Confirmar hipóteses e quantificar os dados 70 entrevistas telefônicas por meio de questionário estruturado.
Período de Campo – Junho de 2011

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Amostra

Grandes empresas de 14 segmentos distintos70 entrevistas, distribuídas pelas 5 regiões Brasileiras.

Público-alvo – Diretores, Gerentes, responsáveis pelas áreas de Logística, Supply Chain, Industrial e Produção.

Segmentos Pesquisadosdistribuicao-geografica

::  Comércio Atacadista
::  Comércio Varejista
::  Operações Logísticas
::  Transporte de Cargas
::  Fabricação Laticínios
::  Fabricação Massas
::  Fabricação Bebidas
::  Fabricação Medicamentos
::  Fundição de Ferro e Aço
::  Máquinas e Equipamentos
::  Fabricação de Automóveis
::  Peças e Acessórios
::  Petróleo e Gás Natural
::  Química

FONTE  *Rais 2009  ●  Comércio, Serviços e Indústria.
  *Relação Anual de Informações Sociais – RAIS.

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Fluxo de Materiais (Supply Chain, Logística e Intralogística)

fluxo-de-materiaisVoltar ao Sumário


Perfil dos Executivos

51% tem menos de 40 anos
46% tem menos de 3 anos de empresa
44% está há menos de 1 ano no cargo

perfil-dos-executivos

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Terceirização

44% terceirizam parte de suas atividades logísticas
58% terceirizam menos de 20% de suas atividades.

terceirizacao

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Recursos Logísticos

 

Utiliza o Recurso %

linha-preta-menor

Planeja Investir (nos próximos 2 anos) %

linha-preta-menor

INFRAESTRUTURA PREDIAL
Centros de Distribuição, Galpões, Armazéns
linha-preta
96
linha-preta-menor
78
linha-preta-menor
EMBALAGENS
Acondicionamento, Proteção, Paletes, Caixas
linha-preta
91
linha-preta-menor
73
linha-preta-menor
SOFTWARE DE LOGÍSTICA
Planejamento, Execução, Controle
linha-preta
87
linha-preta-menor
72
linha-preta-menor
VEÍCULOS INDUSTRIAIS
Transpaletes, Rebocadores, Empilhadeiras
linha-preta
86
linha-preta-menor
90
linha-preta-menor
ESTRUTURAS DE ESTOCAGEM
Verticalização, estanterias
linha-preta
83
linha-preta-menor
79
linha-preta-menor
HARDWARE DE LOGÍSTICA
Scanners, Coletores, RFID
linha-preta
70
linha-preta-menor
76
linha-preta-menor
LOCAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS
Equipamentos de movimentação e armazenagem de materiais
linha-preta
60
linha-preta-menor
86
linha-preta-menor
OPERADORES LOGÍSTICOS
Terceirização
linha-preta
44
linha-preta-menor
52
linha-preta-menor
EQUIPAMENTOS DE ELEVAÇÃO
Pontes Rolantes, Guindastes
linha-preta
26
linha-preta-menor
83
linha-preta-menor
AUTOMAÇÃO
Robôs, Transportadores Contínuos
linha-preta
26
linha-preta-menor
83
linha-preta-menor

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Custos Logísticos Estimados

16% sobre operação
custos-logisticos-estimados

é o que representa a logística sobre o custo operacional

Sobre o Faturamento
custos-logisticos-estimados-2

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Custos Logísticos Calculados*

  Considerou na Estimativa % Tem cálculo específico de custo % Pretende Investir (nos próximos 2 anos) %
Atividades internas de transporte
linha-preta-450
96
linha-preta-90
74
linha-preta-90
87
linha-preta-90
Movimentação entre as diversas etapas que antecedem a entrega ao cliente
linha-preta-450
90
linha-preta-90
61
linha-preta-90
76
linha-preta-90
Recebimento de materiais e insumos de fornecedores
linha-preta-450
87
linha-preta-90
51
linha-preta-90
70
linha-preta-90
Os custos com acondicionamento eproteção de produtos (tipo: caixas e paletes)
linha-preta-450
86
linha-preta-90
68
linha-preta-90
83
linha-preta-90
Todas as atividades de manuseio nos postos de trabalhos das fábricas, armazéns e escritórios
linha-preta-450
79

linha-preta-90

61

linha-preta-90

66

linha-preta-90

Os custos de controle de estoques (software, hardware)
linha-preta-450
73
linha-preta-90
59
linha-preta-90
70
linha-preta-90
Os custos da infraestrutura (prédios, armazéns, estruturas de estocagem)
linha-preta-450
70
linha-preta-90
57
linha-preta-90
74
linha-preta-90
Os custos com software focados em logística e “supply chain” (cadeia de suprimentos)
linha-preta-450
66

linha-preta-90

52

linha-preta-90

65

linha-preta-90

O tempo que as pessoas se deslocam entre as diversas áreas da empresa (inclui planta e escritórios)
linha-preta-450
63

linha-preta-90

45

linha-preta-90

55

linha-preta-90

Os custos de terceiros envolvidos nas atividades logísticas internas (manutenção, operadores logísticos etc.)
linha-preta-450
59

linha-preta-90

51

linha-preta-90

52

linha-preta-90

*Perguntas checando a acuracidade das informações.

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Conclusões IMAM

A Intralogística ainda não é reconhecida na sua plenitude, assim como a Logística não era no início dos anos 1980.

“25% é a participação média das atividades de intralogística no custo operacional das organizações” FONTE: IMAM CONSULTORIA

Muitas atividades de grande impacto no custo operacional ainda não são devidamente mensuradas.

Causa: Conscientização, capacitação profi ssional e o grau de exigência;

Efeito: Difi culdade para justifi car maiores investimentos em soluções relacionadas a Intralogística.

Referência: Empresas do Japão, China, Coréia, Cingapura, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra,   
Alemanha, França e Itália visitadas pelo IMAM nos últimos 10 anos.

Observa-se na Pesquisa que as empresas que já automatizaram parte de suas operações e possuem planos para investimentos nos próximos 2 anos.

Conclusão: é mais fácil “vender” a idéia de investimentos em soluções mais automatizadas para aqueles que já experimentaram os benefícios  destas soluções, embora continuem não mensurando adequadamente  os custos logísticos.

À medida que o mercado cresce e amadurece, mais profi ssionais estarão mais capacitados e mais exigentes e assim mais soluções de Intralogística serão adotadas, aproximando mais a demanda do Brasil a de países mais desenvolvidos.

Conclusão: O aperfeiçoamento contínuo e a conscientização terão papel fundamental no processo. Feiras e eventos como a MOVIMAT deverão ser mais frequentes e assumir parte da responsabilidade de levar mais conhecimento ao mercado.

Fica claro que a INTRALOGÍSTICA pode contribuir muito mais para reduzir os Gargalos Logísticos no Brasil.

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conclusao-imam

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain