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Na operação de transbordo da H&M, um sistema de rastreamento RFID garante que nenhum palete com mercadorias congeladas seja esquecido.

Enquanto a RFID não se torna o bilhete para o sucesso da distribuição como algumas pessoas haviam imaginado há alguns anos, ela quase não sai de cena. De fato, longe disso. Embora a etiqueta RFID não seja única como o código de barras, muitas empresas estão lá fora, usando a tecnologia em suas ope-rações de distribuição e logística.

O centro de consolidação da H&M Bay, um provedor de serviço logístico terceirizado especializado em armazena-gem da cadeia do frio está utilizando um sistema baseado em RFID para rastrear mercadorias refrigeradas e congeladas em suas operações de cross docking.

Para compreender o que torna a RFID particularmente adequada, você precisa conhecer um pouco sobre o negócio da H&M Bay. A empresa norte-americana opera como um broker, com uma rede de mais de dez mil operadores proprietários de veículos em todo o país. Embora tam-bém ofereça serviço de carregamento, sua especialidade é a gestão de commo-dities refrigeradas e congeladas.

Como parte do serviço, opera seis centros de consolidação ao redor do país, onde os embarques regionais são recebidos e combinados em novos carregamentos para entrega em 48 estados.

Uma das decisões que a empresa enfrentou no início foi como rastrear as mercadorias guardadas na área de es-tocagem temporária. A H&M Bay queria um sistema que permitisse não somente alocar as mercadorias rapidamente, mas também monitorar quanto tempo eles gastavam na estocagem e quando eles embarcavam. Após verificar inúmeras opções, a H&M Bay escolheu a RFID.

Para uma operação rápida como a da H&M Bay, a RFID oferece inúmeras van-tagens sobre outros métodos de coleta de dados. Por um lado existe a tecnologia de alcance de leitura estendida. Com a RFID, não existe a necessidade de os operadores de empilhadeiras descerem dos veículos para escanear as etiquetas dos paletes da maneira que teriam que fazer com o código de barras.

Eles simplesmente pegam a carga e passam um leitor que automaticamente coleta os dados da etiqueta do palete. A RFID não somente proporciona altas taxas de lei-tura, mas também permite que múltiplas etiquetas sejam lidas simultaneamente.

Leitores rápidos

Trabalhando com o seu integrador, Franwell Inc., H&M Bay projetou um sistema que é fácil de usar mas que proporciona todas as necessidades para rastreamento de dados. Quando o ca-minhão chega, os funcionários colocam um carrinho portátil na porta da doca. O carrinho tem acoplada uma impressora Datamax que gera duas etiquetas RFID contendo informações sobre o produto ̶ o número do pedido, o embarcador, o destino, e o caminhão onde provavel-mente será carregado. Uma etiqueta é colada no topo do palete, enquanto a outra vai à frente. A empilhadeira leva a carga tanto para a entrada da câmara de resfriamento quanto do congelamento.

A área de estocagem, neste caso específico, possui 1.000 posições palete em cinco níveis. Para acelerar o pro-cesso de entrada no estoque, o sistema RFID permite aos condutores decidir onde alocar a carga (geralmente a posi-ção disponível mais próxima) em vez de levá-los a uma área pré-atribuída. Isso poupa tempo valioso porque elimina a necessidade dos condutores consulta-rem uma planilha ou uma tela para des-cobrirem onde devem colocar o palete.

Após o condutor colocar um palete no rack, o leitor da empilhadeira captura o dado da posição a partir de uma etiqueta permanentemente anexada dentro do rack. O computador de bordo exibe a posição e pergunta ao motorista para confirmar a informação. Isso assegura completa acuracidade, embora a empresa diga isso devido a forma que o sistema é preparado com etiquetas coladas na parte inferior dos racks e uma configuração que permite ajustes para os escaners.

Uma vez confirmada a posição do palete, o estoque do sistema é atualizado novamente com a nova posição do palete.

Se o cliente desejar, ele pode logar-se no sistema H&M Bay para confirmar que seu produto está estocado.

Necessidade de velocidade

Quanto à forma como o sistema de rastreamento RFID opera, a H&M Bay reporta que a tecnologia tem permitido manter um rastreamento preciso de cada posição do produto sem desacelerar o fluxo de trabalho. A empresa estimou ter economizado cerca de 25% em custos de mão-de-obra comparado a outros tipos de coleta de dados.

Os condutores não precisam sair de seus veículos para esca-near o código de barras ou dar entrada na informação da posição num terminal de computador. E como os empilhadeiristas estão livres para escolher a posição de es-tocagem, eles não perdem tempo procu-rando as posições pré-estabelecidas.

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain