O gerenciamento de ris-cos e as soluções de telemetria desenvolvidas para o transporte de cargas possibilitam ganhos que vão além da redução de sinistros. Tais soluções ajudam a melhorar o desempenho dos motoristas, reduzir gastos com manutenção dos veículos, fornecer resposta rápida aos clientes, entre outros benefícios.
Mas essa tecnologia, composta de sensores, tags, antenas, entre outros componentes, permitiu também diferentes aplicações relacionadas a gestão de ativos, pessoas, equipamentos, entre outros.
Sistemas de localizaçãoIndependente do nome que é dado à tecnologia, saber o se tem e onde está cada coisa, a qualquer momento, no âmbito da cadeia de suprimentos é cada vez mais importante na busca da excelência operacional.
Sistemas de localização em tempo real (“real-time locating system”, RTLS), sistemas de rastreamento e gestão de pátios (“yard tracking and management system”, YTMS) ou ainda sistemas de rastreamento e gerenciamento de embarcações (“vessel traffic management system, VTMS) são algumas das diferentes aplicações que estes hardwares possibilitaram desenvolver para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos.
Conheça um pouco mais sobre eles e imagine os ganhos que podemos ter em uma operação se considerarmos a aplicação desta infraestrutura tecnológica:
RTLS
O “real time locating system” (RTLS) ou sistema de localização em tempo real se utiliza de uma estrutura de hardware composta por sensores de localização, dispositivos localizáveis, access point e/ou transmissores GPS. O rastreamento de um ativo em uma determinada instalação pode se dar inúmeras vezes por segundo, com uma precisão de até 30 cm e alcances que variam de metros a quilômetros, dependendo da necessidade.
YTMS
O “yard tracking and management system” (YTMS) ou sistema de rastre-amento e gestão de pátios permite, por meio da comunicação sem fio, a localização em tempo real de qualquer material estocado por exemplo em contêineres em pátios portuários. Isso permite um direcionamento automático do veículo mais disponível, e também rastreado, para que o mesmo acesse o material e o transporte para o melhor ponto de desova, tudo isso gerenciado em tempo real.
VTMS
O rastreamento pode-se dar também em aplicações específicas como no pátio de veículos de uma montadora ou de um operador logístico, a fim de localizar em tempo real o exato veículo que se deseja. É o que a Zebra Technologies, que desenvolve soluções nesta área, denomina “vessel tracking and management system”.
Aplicação prática
Um distribuidor europeu de vestuário (moda), a Jöbstl, que opera na Áustria, Bélgica, Alemanha, Suíça e Holanda, com mais de 750 lojas, aplicou a tecnologia RTLS em toda a sua cadeia de suprimentos com o objetivo de:
• Aumentar a taxa de transferência;
• Melhorar o atendimento ao cliente;
• Reduzir o estoque;
• Otimizar o ciclo “Cash-to-Cash”;
• Reduzir a quantidade de ativos.
Após considerar inicialmente uma solução GPS, a Jöbstl viabilizou pelo custo e praticidade a solução RTLS, que usa o sistema automatizado de WhereNet para fornecer dados em tempo real em áreas tais como os armazéns dos clientes.
O hardware utilizado pela Jöbstl consiste de RFID ativo ligados a cada container da frota; leitores posicionados nas portas de cada armazén, e uma infraestrutura local de sensores sem fio cobrindo mais de 20.000 metros quadrados nas instalações.
Após a implementação, o retorno sobre o investimento é previsto em dois anos o que foi determinante para viabilizar esta solução.