A metalúrgica Stam está investindo R$ 4 milhões na modernização das áreas de armazenagem e de preparação de pedidos de sua única planta, localizada em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, com a instalação de um sistema automatizado. O projeto é da Ulma Handling Systems, multinacional espanhola com filial no Brasil, e começa a operar em dezembro de 2012, quando a Stam passará a expedir para todo o Brasil 3,6 milhões de unidades ao mês, contra os atuais 2,5 milhões.
O novo passo com apoio tecnológico da Stam terá como foco incrementar a acuracidade dos estoques, ganhar rastreabilidade dos produtos dentro do armazém, ampliar a eficiência na armazenagem e na movimentação de itens. O sistema automatizado conhecido como Miniload também vai racionalizar o espaço usado para estoque e preparação de pedidos dos atuais 1.140 m2 para 280 m2, possibilitando à Stam abrigar os mais de 5.000 itens de seu estoque de forma mais eficiente.
Até decidir pela automatização, a metalúrgica tinha estruturas porta-paletes convencionais em seu armazém. Atualmente, os itens estão sendo depositados em caixas de papelão e serão substituídas por caixas plásticas que serão transferidas para o Miniload – ao todo, serão mais de 6.700 caixas.