O projeto de transformar o Porto de Imbituba (SC) em uma importante alternativa logística/portuária para a região Sul do País começa a se tornar realidade. As obras de ampliação do Tecon Imbituba, terminal da Santos Brasil, foram concluídas e o terminal está preparado para receber as maiores embarcações do mundo. “O Tecon Imbituba é a aposta da Companhia no mercado de navios Super Post Panamax”, informou Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil.
Localizado em um porto de águas profundas, com fácil acesso marítimo e rodoviário, equidistante das regiões produtoras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o terminal conta ainda com um atrativo adicional: o Porto Indústria Imbituba, um condomínio retroportuario industrial localizado a apenas seis quilômetros do Porto em uma área 2.200.000 m² em frente à BR-101, principal via de acesso rodoviário da região.
A área do Porto Indústria Imbituba comportará instalações para armazenagem frigorífica de cargas soltas e em contêineres, pátio regulador para caminhões que chegam ao Porto, terminal de contêineres vazios e terminais para movimentação de cargas e estufagem de contêineres em regime de “Redex”, além de indústrias que demandem atividades de importação e exportação. Uma via arterial, com duas faixas, conectará a área diretamente aos gates do Tecon Imbituba. A estrutura foi projetada para atender a demanda de todos os segmentos desde grandes indústrias a cooperativas regionais. A área abrigará também um Centro de Distribuição preparado para o desenvolvimento de atividades logísticas sofisticadas com base no conceito de prestação de serviços “porto à porta”.