materia01

Voltar

Fornecedores de equipamentos e soluções para o setor fazem um balanço de 2010.
E adiantam: o ano foi muito bom

Mais do que um bom ano, 2010 representou 12 me-ses de aprendizado para o mercado brasileiro. Prati-camente todos os setores cresceram acima da média mundial e tiveram que aprender a lidar com esse crescimento. Afinal, a lei da oferta e da demanda que rege a economia é tão clara quanto cruel em alguns ca-sos, “quanto mais há consumo, mais é preciso produzir”, o que nem sempre acontece no mesmo ritmo. Resul-tado: filas de espera para a compra de empilhadeiras, embalagens e ou-tros itens essenciais para a movi-mentação e armazenagem de mate-riais, elevando preços e obrigando as empresas a buscar alternativas no mercado, como serviços de locação.
Esse é o preço de crescer, de ser a bola da vez, de sediar grandes even-tos esportivos, de se tornar o quarto mercado automotivo, entre outros títulos que o Brasil tem conquistado nos últimos anos, mas que precisam estar acompanhados de uma políti-ca eficaz de crescimento sustentável para que a inflação e a inadimplência não batam à porta. E é aí que está o aprendizado tanto para o governo quanto para a iniciativa privada.
É justamente essa iniciativa pri-vada que resolveu bancar o custo Brasil e investir no País, inclusive empresas de fora, como a Ehrhardtmateria01

Partner Solutions, especializada em softwares e soluções de gestão, que passou a enxergar as oportunidades do mercado de logística. Sediada na Alemanha, a EPS instalou
sua ope-ração brasileira em 2009, iniciou parcerias para divulgar os produtos, estruturou equipe e, em 2010, focou a prospecção de clientes. O retorno foi certo; só o software
de WMS (wa-rehouse management system, sistema de gerenciamento de armazéns) já opera em oito Estados, incluindo as tecnologias de pick-by-voice e light, carros-chefes
da companhia.
Já as empresas mais tradicionais no mercado brasileiro aproveitaram para recuperar o mercado perdido em 2009.
É o caso da Rentank, de gal-pões e embalagens. Segundo Bráulio Steffanelo, gerente de marketing, a empresa recuperou o espaço perdid oem 2009, ampliou a linha de produtos, retomando projetos antes em stand-by e que hoje são realidade no setor logístico. A Vonder, fornecedora de ferramentas e equipamentos de movimentação, também apostou em lançamentos no ano passado. “Lan-çamos novos produtos, como a mesa pantográfica, com o intuito de ex-pandir a área de atuação da Vonder e atender diversos setores”, explica Elisângela Durães, gerente de marke-ting da empresa.
A Syscontrol também tem muito a comemorar. Especializada em au-tomação e identificação de materiais, a empresa bateu recordes de vendas em 2010, destaca Milton Costa Ju-nior, gerente de negócios. “O melhor não são só os recordes alcançados, mas as boas perspectivas que ficaram para 2011”, conclui.

mais informações
Bestpack: (11) 3757-1899 | Brasilpack: (11) 4583-6000 | Cartonale: (11) 4705-1170 | Emplaca: (11) 4788-7777 | Ehrhardt+Partner: (11) 3373-7545 Opus Pack: (19) 3878-7700 | Paletrans: (16) 3951-9999 | Rentank: (11) 4138-9266 | Syscontrol: (19) 3272-1333 | Vonder: (41) 2101-0550

02_materia01

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain