Cabos de Aço

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Novos guindastes de alta capacidade exigem cabos de aço de alto desempenho

Cabos de Aço

O s  cabos  de  aço  modernos  são produtos com tecnologia muito mais  avançada do  que  as  usa-das  há  vinte  anos.  Esses  anos de  desenvolvimento  contínuo levaram  ao  avanço  dos  parâmetros importantes  dos  cabos,  como  a  resistência à tração, o fator de enchimento e  o  projeto  de  construção.  O  uso  po-tencial  de  cabos  de  aço  especiais  se distanciou  mais  e  mais  dos  cabos  de aço convencionais.
As  propriedades  básicas  e  o  maior
potencial dos cabos de aço de alto desempenho  são  intimamente  relaciona-dos ao sistema em que o cabo é usado.
O cabo de aço não é mais um produto independente,  mas  sim  um  elemento integral  do  sistema.  Esse  sistema  consiste  do  cabo  propriamente  dito,  das polias, do tambor, fixações e passagens dos cabos e da terminação.

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O alto desempenho, a confiabilida-de e o período de fadiga desses ‘cabos componentes  do  sistema’  são afetados por outras partes do sistema, pelas con-dições operacionais,  pela  manutenção de todos os componentes do sistema e pela experiência, cuidado e atenção do operador do guindaste.
O modo como cada componente (o cabo de aço de alto desempenho, as po-lias  e  o  tambor)  funciona  e  é  operado afeta o desempenho do sistema todo.

Classificação

Os cabos de aço de alto desempenho são classificados em dois grupos: resis-tentes à rotação e não resistentes à ro-tação. Os resistentes à rotação são desti-nados a gerar níveis reduzidos de torque e  rotação  quando  carregados.  Os  cabos desse tipo podem ter diferentes níveis de resistência à rotação.

Cabos de Aço

Os cabos não resistentes à rotação são usados  normalmente  para  lança  móvel ou  suspensos.  Com  carga,  os  cabos  não resistentes  à  rotação  geram  altos  níveis de torque. As duas extremidades do cabo devem ser fixadas firmemente para evitar os efeitos giratórios. É proibido usar esses cabos  fixados  a  uma  articulação girató-ria  ou  ter  as  duas  extremidades girando livremente  com  carga.  Se  isso não  for observado, poderão ocorrer graves lesões, danos consideráveis e até morte.

Polia

Para  minimizar  as  forças  restriti-vas  do  cabo,  o  diâmetro  do  canal  da nova polia é ligeiramente maior que o diâmetro  do  novo  cabo.  As  polias  que operam no  guindaste  são  sujeitas  ao desgaste independente do material usa-do.  Os diferentes  desgastes  das  polias dependem  do  uso.  Quanto  mais  forem usadas, maior o desgaste. Uma vez que as condições das polias exercem influência significativa por toda a vida útil do cabo, as polias devem ser inspecio-nadas em intervalos regulares.
As  condições  do  canal  das  polias podem ser divididas em três casos típi-cos.  No  primeiro,  o  canal  está  correto.
A  superfície  do  canal  é  lisa,  com  um diâmetro de aproximadamente 1,06 vez o diâmetro nominal do cabo. O gabari-to (medindo, por exemplo, 30 mm para um cabo de 28 mm) é bem adequado.
No  segundo  caso,  o  canal  é  muito largo. Em geral, o aumento da pressão na base do canal reduz o tempo de vida do cabo. Contudo, para fins práticos, na maioria dos casos nada pode ser feito.
No terceiro caso, o canal é muito es-treito. O desgaste na polia é causado por cabos  usados  anteriormente  que  cava-ram a polia. As polias nessas condições reduzem o tempo de vida do cabo e o desempenho do novo cabo instalado.
Todas  as  polias  usadas  devem  ser inspecionadas com o uso de ferramentas antes de ser instalado o novo cabo. Uma vez que o canal da polia esteja liso e seu diâmetro  maior  que  o  diâmetro  real  do cabo de aço, nada mais se pode fazer.

Tambor

Para enrolamento em múltiplas ca-madas (requisito básico para as pontes modernas), tem sido usado há anos um tipo  especial  de  tambor. 

Esse  tipo especial,  normalmente  conhecido  como tambor  Lebus,  depois  que  a empresa originalmente inventou o sistema e fa-brica até hoje, é caracterizado por duas zonas: a pista paralela e a área de cru-zamento, deslocadas em 180°.
O enrolamento em múltiplas camadas
exige  muito  do  cabo  e  do  tambor.  Fun-cionando corretamente, a carga é distri-buída  uniformemente  entre  as  camadas individuais devido à formação piramidal na  pista  paralela.  Entretanto,  o  cruza-mento  das  fileiras  do  cabo entre  a  ca-mada inferior e superior de cada área de cruzamento provoca desgastes mecânicos inevitáveis. A abrasão resultante é reve-lada pelas superfícies achatadas dos fios.
É  necessária  uma  inspeção  regular de desgaste em cada uma das áreas de cruzamento de cada camada. Se o des-gaste  for  claramente  visível  e  forem determinados  rompimentos  dos  fios,  é necessária uma ação para evitar o des-carte  prematuro  causado  pelo  rompi-mento despercebido dos fios.

Tensão no cabo


É  essencial  uma  inspeção  regular nas  voltas  do  cabo.  Em  caso  de  qual-quer falha, o cabo completo terá que ser desenrolado e reenrolado com cuidado e imediatamente sob pré-tensão. O ope-rador deve anotar o bloco do gancho usado para conseguir a fixação e pas-sagem  dos cabos  necessários.  Quan-to  à  pré-tensão  do  cabo,  é  permiti-da  uma  tensão  de  10%  da carga  de trabalho  de  segurança.  Durante  esse
procedimento,  o  cabo  deve  ser  exa-minado  quanto  a  alguma  avaria,  tal como  fios rompidos  ou  deformações.
Se a pré-tensão mencionada acima não for possível, uma tensão menor ainda é conveniente para  melhorar  o  compor-tamento do enrolamento das múltiplas camadas e reduzir as avarias ao cabo.Infelizmente não existe nenhuma regra geral possível de quantas vezes é necessário renovar a pré-tensão do cabo de aço. Tudo depende das con-dições  operacionais  reais, incluindo o  comprimento  do  cabo  usado  em comparação  ao  comprimento  insta-lado,  a  máxima  força  necessária  no cabo e a diferença entre a pré-tensão e a força máxima no cabo. O aumen-to  do  número  de  lances  de  descida usado  na  disposição  do  cabo  é  uma forma comum de reduzir o perigo de corte interno do cabo com a redução da força no cabo.

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain