Logística pelo Mundo

Logística pelo Mundo

Apesar de míni, o Smart oferece o mesmo nível de serviço dos grandes carros de luxo, inclusive na reposição eficiente de peças.

Localizado  no  triângulo  Stuttgart-Frankfurt-Strasbourg, na Alemanha, o  CD  da  Mercedes-Benz  em  Hatten serve  como  armazém  mundial  de peças de reposição do Smart. A logística de peças de reposição não segue as mesmas regras da logística de produção.
A Mercedes-Benz garante o fornecimento  de  peças  de  reposição  para  qualquer modelo por pelo menos 15 anos após a descontinuidade de sua produção.
Enquanto os sistemas de logística de produção têm que entregar apenas uma única configuração específica do modelo atual para a linha de montagem, mais e mais versões do modelo são incluídas na  logística  de  peças  de  reposição  durante a vida útil de qualquer série. Uma quantidade  original  de  6.000  peças  de reposição  pode  aumentar  rapidamente para 15.000, com maior demanda logo após  o  fim  da  produção  em  seguida, pode  diminuir  exponencialmente.  E enquanto o giro de peças de um armazém de produção é de 30 vezes ao ano, ele é consideravelmente menor nos armazéns de peças de reposição. As peças “A” têm um giro de sete ou oito vezes, porém as peças em geral têm giro entre duas e três vezes.
Uma  outra  diferença  em  comparação  à  logística  de  produção  é  que  de segunda  a  sexta  pode  haver  uma  variação na demanda de cerca de 30%. E isso sem o impacto das influências especiais. Por isso, não surpreende se a demanda de peças da carroceria aumenta drasticamente  quando  neva.  O  sistema logístico e especificamente seu hardware e software devem ter a capacidade de lidar com esses picos de demanda.
A  armazenagem  sofre  com  os  problemas de ciclos de vida cada vez meno-res dos modelos. Enquanto antigamente 12  anos  costumava  ser  o  padrão,  hoje é de cinco a sete anos; e os fabricantes estão  tentando  diminuir  isso  para  não mais do que quatro.
Enquanto isso, atualizações, reestilizações e versões diferentes de modelos são prática comum. Como resultado, os volumes  de  peças  de  reposição  explodem. É importante um bom sistema de gerenciamento de peças obsoletas. Isso consiste  na  possibilidade  de  estocá-las nas mesmas condições de compras para a produção, sem excesso de estocagem, que  faz  com  que  a  atividade  deixe  de
ser lucrativa. Existem diferenças distintas  entre  as  filosofias  europeia  e  ame-ricana: a margem nos lucros é a principal  preocupação  nos  EUA,  enquanto os  fabricantes  de  veículos  da  Europa também querem oferecer aos donos de modelos mais antigos um ótimo serviço por mais tempo.
Com esses fatores em mente é que foi concebido o CD. Após ampla análise, a cidade de Hatten foi selecionada devido à sua proximidade da fábrica em Ham-bach,  permitindo  consolidar  os  embarques  se  necessário.  Isso  exige  soluções corretas para o gerenciamento da TI.
Foram  reservados  100  mil  m²  para  a primeira fase, porém  a  expansão está  em  planejamento,  já  que  a utilização  da  capacidade  está  em 100%.  O  centro possui  um  total  de  177  mil  endereços  de estocagem,  sendo  44  mil  para  paletes  e
128  mil  para  peças  pequenas.  O  estoque total de produtos consiste em cerca de 100 mil itens diferentes com uma média de 4
mil linhas de pedidos entregues a cada dia de trabalho. O planejamento é baseado na capacidade de transporte de 1.800 t.
Dentro do novo armazém, foram re-servados  37  mil  m²  para  o  Smart,  e  o restante ficou disponível para as peças de  outros  modelos.  Para  economia  de espaço e aumento da área de piso disponível,  foram  instaladas  logo  abaixo do teto grandes seções elevadas do sis-tema de transportadores contínuos.
O centro foi projetado com base nos dados  existentes  do  negócio.  Tiveram que  ser  analisados  os  giros,  a  linha  de produtos,  as  necessidades  de  serviços requeridos e a estrutura da distribuição.
Mas  o  objetivo  de  oferecer  a  melhor oferta  de  serviço  aos  departamentos  de vendas das oficinas tem a mais forte influência.  Entre  98  e  99%  das  peças  de reposição necessárias têm que estar disponíveis em 24 horas. Quanto mais, melhor,  embora  100%  não  seja  economicamente viável. Novamente, a qualidade e  a  velocidade  em  disponibilizar  peças dependem do conceito logístico. A Mercedes não procura um único conceito e sim, usa um método de múltiplos níveis com diferentes conceitos para que atendam vários níveis. E uma vez que o CD atende  2.500  revendedoras  Mercedes,bem como outras revendedoras de outros fabricantes de carros, essa é a única forma de poder abastecer com eficiência o mercado de peças.
As atividades do dia a dia do local são  realizadas  por  um  operador  logístico.  Além  de  uma  remuneração  fixa mínima, o prestador de serviços é pago com  base  no  desempenho.  A  experiência  da  terceirização  mostrou  que  é melhor  integrar as  tarefas  de controle  como elemento  fixo na  estrutura  da empresa.  É  por isso que os pres-tadores de serviços externos trabalham com  sistemas  de  TI  integrados.  E  eles têm que ser muito estáveis.
A operação do CD é feita pela Strie-big, que possui 300 funcionários traba-lhando em Hatten em uma operação de
múltiplos turnos. Seu grande desempe-nho no centro logístico é devido prin-cipalmente ao seu sistema de gerencia-mento  de  armazém  e  à  sua  integração na rede de TI por toda a empresa.
O controle do estoque é totalmente automático.  O  recebimento  e  a  expedição  dos  produtos  foram  projetados  de acordo  com  os  critérios  costumeiros  e seus detalhes são altamente comparáveis aos projetos de dimensões similares.
O  principal  objetivo  é  ter  grande disponibilidade.  Para  permitir  ótima flexibilidade no centro, todo o sistema logístico  foi  projetado  para  ser  impar-cial.  As  transportadoras  de  cargas  fo-ram os elementos decisivos.
Para  atender  as  exigências  rigorosas
foi criado  um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) que pode ser operado opcionalmente  via  satélite  ou  ERP  (“en-terprise resource planning”, planejamento  do  recurso  empresarial)  ou  pode  ser
usado de forma totalmente autônoma.
Os giros eficientes dos produtos são garantidos por pulmões na expedição e pelo controle das consolidações e prioridades.  É  preciso  uma  confiabilidade de  dados  extremamente  alta  para  per-mitir que os dados armazenados sejam usados quando necessário. Esses dados podem  ser  visualizados  em  detalhes para permitir que o prestador de serviços logísticos do centro de distribuição intervenha quando exigido.
Os processos nos departamentos de recebimento  e  expedição  de  produtos são  estruturados  e  transparentes  para que  mesmo  um  funcionário  inexperiente consiga entender o sistema num piscar de olhos. As ações manuais são conferidas pelo sistema WMS e os erros,  sejam  por  caixas  carregadas  demais,  por  códigos  de  barras  ilegíveis ou por informações de destinos incorretas, são visualizados imediatamente.
A caixa ou a transportadora de carga pertinente é retirada para permitir que o erro seja corrigido.
Muitas  peças  de  reposição  nunca chegam  até  a  área  das  estruturas  de armazenagem,  pois  elas  são  necessárias para pedidos urgentes. O critério de sortimento  do  departamento  de  expedição  é  a  viagem  planejada.  Se  ainda não foi liberada, os produtos são estocados  temporariamente  no  pulmão,  de onde  são  retirados  quando  necessário.
As caixas são disponibilizadas em frente dos locais de expedição dos produtos em acumuladores especiais. Entretanto, o computador do WMS sempre é envolvido no controle do sistema para haver certeza de que a qualidade desejada na entrega seja sempre alcançada.

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain