O primeiro dos dois novos cargueiros boeing 747-8F entra em serviço programado na rede própria de frete aéreo da Panalpina, especializada em fretes aéreo e marítimo. Pela primeira vez na história da empresa, um avião com o nome e o logotipo da Panalpina voa pelos céus. O 747-8F com prefixo N850GT decolou de Paine Field, em Everett, perto de Seattle, e voou para Hong Kong. Ali, a aeronave, batizada de “Spirit of Panalpina” (Espírito da Panalpina), entrou imediatamente em serviço programado na rede própria de frete aéreo controlado da empresa.
De Hong Kong, o boeing voou para Luxemburgo com sua primeira carga a bordo. O avião está sendo alocado para a rota Luxemburgo / Huntsville (EUA), bem como para outras rotas. Dentro da sua rede de frete aéreo controlado, a Panalpina pode ser particularmente reativa a cada requerimento, também em curto prazo, porque o agente de carga pode ajustar sua própria capacidade de transporte.
O boeing 747-8F oferece uma capacidade 16% maior que o 747-400F. Além disso, é ecologicamente correto, com melhorias de dois dígitos em eficiência de combustível e emissão de gás carbônico e uma redução de 30% dos ruídos.