A Associação Brasileira de Terminais Líquidos (ABLT) realizou, em parceria com a The Dow Chemical Company, o Exercício Simulado do Plano Integrado de Emergência (PIE), na planta da Dow Química Guarujá. Pela primeira vez essa estratégia contou com a neblina, uma variável das condições climáticas da região e que dificultaria, por exemplo, o atendimento à emergência com helicópteros.
A simulação teve como objetivos a avaliação dos componentes da brigada e sua atuação na situação de risco; a capacitação da brigada de incêndio para administrar situações adversas como acidente, incêndio e explosão; a articulação com os órgãos públicos e entre os terminais visando maior efetividade numa situação real de emergência.
O exercício simulou o derramamento de soda cáustica no mar, durante descarga no Terminal Marítimo de Guarujá e atendimento a uma vítima que trabalharia próxima ao local e foi atingida pelo produto, tudo num ambiente com baixa visibilidade por causa da neblina. O primeiro atendimento foi prestado pela brigada de emergência da Dow, até a chegada do Corpo de Bombeiros, que, ativou o Plano de Acionamento PIE/ABTL.
Após a conclusão, todos os agentes participantes reuniram-se para avaliar pontos de sucesso e pontos de melhoria, visando garantir a mitigação de riscos, a melhoria contínua da atividade portuária e da parceria entre ABTL, seus associados e os órgãos públicos que atuam na região.