Porto_de_Paranagu

Porto_de_Paranagu

Há cerca de 20 dias, em virtude da grande quantidade de ações judiciais, o OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra Portuária) do Porto de Paranaguá instalou a chamada trava na dobra da escala eletrônica, mecanismo que impede que TPAs (Trabalhadores Portuários Avulsos) dobrem a jornada de trabalho e descumpram a lei, que determina intervalos de descanso de 11 horas entre um turno e outro de trabalho.

Apesar de existirem trabalhadores portuários avulsos suficientes para atender a demanda do Porto – cerca de 2.600 divididos em seis categorias sindicais – falta gente para trabalhar. Os navios mais prejudicados são os de açúcar e fertilizantes. De acordo com o departamento de operações da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) há navios que estão levando o dobro do tempo para operar, contribuindo para aumentar ainda mais a quantidade de navios ao largo.

De acordo com o presidente do Sindop (Sindicato dos Operadores Portuários), Edson Cezar Aguiar, a medida foi tomada em função de uma avalanche de ações trabalhistas. “Já temos um passivo de R$ 200 milhões em ações de TPAs que estão requerendo na justiça o pagamento de horas extras toda vez que extrapolavam o turno de seis horas de trabalho”, explica Aguiar.

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *