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A draga Xin Hai Feng, que faz a limpeza dos pontos críticos ao longo do Canal da Galheta (Porto de Paranaguá – PR), já concluiu 50% da área Alfa, a primeira ser dragada e a mais crítica ao longo do Canal. Os técnicos que estão trabalhando na operação prevêem mais 20 dias de trabalho, o mais extenso de toda a campanha realizada no porto. O custo total da obra é de R$ 37 milhões e está sendo pago com recursos próprios da Appa.
 
“Os trabalhos estão evoluindo a contento. Já foi feita a primeira batimetria intermediária da área Alfa e foi aferido que metade do serviço já foi feito. Os ganhos em recuperar a profundidade do canal são inúmeros, sobretudo com relação à segurança da navegação”, avalia Luiz Henrique Dividino, superintendente dos portos paranaenses.
 
A área Alfa tem, no total, dois milhões de m³ de sedimentos a serem retirados. A área de despejo fica a cerca de uma hora da região, o que tem permitido que a draga faça cinco viagens por dia. A draga tem capacidade de cisterna de 17 mil metros cúbicos. Após concluída a dragagem, o equipamento vai trabalhar em dois trechos entre o canal externo e o Porto de Paranaguá. Na segunda fase do projeto, terá início a dragagem do canal de acesso ao Porto de Antonina. O prazo de execução dos trabalhos é de seis meses.

By IMAM

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