As obras para instalação dos equipamentos de automatização dos 22 gates do Tecondi, em Santos (SP), por meio do sistema de OCR (Optical Character Recognition), já estão a pleno vapor. Onze dos 20 pórticos de reconhecimento de caminhões já foram erguidos e tem ainda mais dois para trens que passarão a ser monitorados em tempo real sem intervenção humana. A HTS Brasil foi a empresa escolhida pelo Tecondi e os equipamentos são israelenses. A previsão de término é para o final do ano.
O Grupo Libra também fechou acordo com a HTS e está implementando um programa de automação. A empresa decidiu adotar a solução de OCR da HTS em todos os gates de acesso de carga e carretas nas unidades nos portos de Santos e Rio de Janeiro. As obras começaram esta semana. O sistema da HTS reconhece a placa do caminhão, o número do contêiner e, em seguida, transmite a informação.
De acordo com Paulo Vaz, gerente de tecnologia da informação do Tecondi, o sistema monitora o tráfego com imagens e é capaz de detectar, por exemplo, um contêiner avariado e apontar a necessidade de inspeção. A identificação no novo sistema é feita durante a entrada do caminhão, em movimento, com base em um conjunto de sensores. A iluminação é operada automaticamente e várias fotos são tiradas por diferentes câmeras.