A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, recebeu um novo pedido para o desenvolvimento de navio específico dedicado ao transporte de peixes vivos. Será a segunda embarcação do tipo encomendada pela armadora norueguesa Sølvtrans AS, a transportadora de peixes vivos.
O primeiro navio encomendado pela empresa está previsto para ser entregue em junho deste ano. Já o segundo contrato assinado com a armadora também prevê opção de compra de mais dois navios do mesmo tipo.
“Este segundo navio será construído com as mesmas especificações do primeiro, mantendo o alto nível de tecnologia e o baixo dano ambiental. Nosso design inovador de casco permite menor custo operacional e maior eficiência no consumo de combustível, além de garantir baixas emissões de poluentes no ar e no mar”, afirmou Francisco Itzaina, presidente da Rolls-Royce na América do Sul.
O transportador de peixes vivos poderá carregar até 400 toneladas. Para que o transporte seja feito de forma eficiente e em condições saudáveis desde as fazendas aquáticas até as unidades industriais processadoras no continente, vastos tanques com temperatura controlada são necessários no porão da embarcação. O principal objetivo do navio, projetado pela Rolls-Royce, é levar o peixe até o consumidor da forma mais fresca possível.
A embarcação, modelo NVC 386, utiliza um moderno sistema de propulsão diesel-elétrica, incluindo dois motores a diesel Bergen C6, e um gerador de eixo híbrido que reduz significativamente o consumo de energia a bordo. As acomodações e área de trabalho da tripulação também receberam atenção especial no projeto, com o objetivo de oferecer maior conforto aos tripulantes durante os longos períodos passados no mar.