Elog passa a operar com hora marcada em ambientes alfandegados

Elog passa a operar com hora marcada em ambientes alfandegados

Os caminhões que carregam e descarregam todos os dias no Porto Seco Barueri, controlado pela Elog, estão, há pouco mais de um mês, agendando um horário para as operações. A ideia, simples e inovadora, vem estabelecendo um novo padrão no setor e tem ajudado a resolver entraves importantes, como filas de espera e aprimoramento na escala da equipe.

A fase de preparação para o agendamento de descarga no Porto Seco Barueri teve inicio no meio do ano passado. Equipes da Elog fizeram um levantamento da capacidade operacional, da necessidade de mão de obra, bem como desenvolvimento de planilhas e ferramentas para colocar o agendamento em prática. A operação começou na primeira semana de maio e a resposta tem sido bastante positiva.

“O desafio foi provar que era possível, uma vez que ninguém no mercado trabalhava dessa maneira. Nossos clientes não precisam mais esperar em uma fila, o que evita estadias e custos extras de transporte. É só chegar na hora marcada para o atendimento”, afirma Rafael Lima, gerente de operações alfandegadas.

O agendamento das operações em ambiente alfandegado viabilizou uma redução de custos para o cliente. Esse sistema permite que os clientes otimizem suas operações e aumentem o giro de suas carretas. Caso haja um imprevisto e o cliente não chegue na hora, a Elog faz um reagendamento para recebimento dessa carga. A previsão é de que até o final do ano todos os Portos Secos da região Sudeste trabalhem com o novo sistema. Já as unidades do Sul, deverão aderir em 2014.

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain