A sustentabilidade é um conceito cada vez mais importante no mundo dos negócios. A Retha Imóveis, empresa especializada em administração, locação e venda de galpões e áreas industriais, busca sempre que seus empreendimentos sejam ecologicamente corretos, economicamente viáveis, socialmente justos e culturalmente aceitos.
“A tendência no Brasil é a busca constante para que os condomínios sejam sustentáveis”, afirma Marino Mário da Silva, diretor da Retha. Em sua opinião, a sustentabilidade em condomínios industriais e galpões logísticos deixou de ser um diferencial para tornar-se uma questão de infraestrutura necessária a esse tipo de empreendimento.
A fim de reduzir o impacto de suas operações desde a construção de seus empreendimentos, a Retha optou pela adoção de sistemas construtivos industrializados. “A construção civil é o segundo segmento que mais consome matérias-primas e o terceiro maior em emissão de gases estufa. É uma fase do empreendimento em que os cuidados com o meio ambiente são fundamentais”, declara Marino Mário.
A opção por esse método de construção garante a sustentabilidade de várias formas: reduz custos, minimiza impactos ambientais – particularmente no local onde a unidade será erguida, o que favorece a aceitação do empreendimento pela comunidade local – e garante que o descarte de materiais ocorrerá da forma correta, sem afetar o meio ambiente.