Desenvolvido pela 3T Systems, a solução 3T Inovação além de rastrear o veículo, avalia o comportamento do motorista ao volante baseando-se unicamente em dados informados pelo GPS do rastreador, dispensando sensores externos. A solução diferencia condutores com o comportamento de maior risco medindo a intensidade e frequência das manobras (freadas, acelerações e curvas).
“Hoje cerca de 75% da frota brasileira de veículos leves não fazem seguro. O principal motivo é falta de uma política, por parte das seguradoras, de praticar um preço que traga os menores riscos para o mercado segurador”, comenta Eduardo Meirelles, gerente de desenvolvimento da 3T Systems.
Outra forma de análise comportamental usada é o tempo de permanência nas diversas faixas de velocidade. O tempo de permanência em velocidades elevadas aumenta o risco de sinistros de perda total e de responsabilidade civil (danos a terceiros). A avaliação do perfil do condutor é baseada em estatística das suas manobras. A performance é comparada, de forma simples e objetiva, ao perfil de um “condutor nível médio”.
O risco de cada motorista é, objetivamente, identificado pela ferramenta. Ao adotar o 3T Inovação, torna-se possível praticar um critério de rateio das despesas proporcional aos riscos de cada associado, atraindo e fidelizando os condutores que apresentam riscos menores.