O TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá recebe hoje (23/05) os quatro portêineres de última geração que serão instalados no novo cais de atracação do Terminal – que será inaugurado oficialmente no início do 2º semestre -, e que serão utilizados para a movimentação (carga/descarga) de contêineres nos navios.
Fabricados pela chinesa ZPMC, os porteineres Super-Post Panamax consumiram investimentos de aproximadamente R$ 72 milhões dos mais de R$ 365 milhões aportados pelo TCP nos últimos três anos em um amplo projeto de modernização e ampliação do terminal.
Os novos equipamentos têm capacidade de atender os mais modernos e amplos navios que participam do trade internacional, combinando maior largura e comprimento. “Estes portêineres estão entre os maiores e mais modernos existentes no Brasil e tem capacidade para atender navios com até 51 metros de largura e 368 metros de comprimento, padrão do novo canal do Panamá”, informa Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente do TCP, acrescentando que atualmente os maiores navios que operam na costa brasileira têm por volta de 48,20 metros de largura. “Com eles, podemos movimentar a carga de navios com até 23 fileiras de contêineres”.
Morais e Silva destaca, ainda, que com os novos portêineres, o TCP será o terminal do Sul do Brasil com maior parque de equipamentos desse tipo, 10 no total. “Nosso investimento tem como horizonte preparar o TCP para atender a demanda de mercado pelos próximos dez anos”.
Logo após o trabalho de desembarque dos portêineres, que deve levar aproximadamente 12 dias, será iniciada a instalação, que será feita em duas semanas.