O novo centro de distribuição mecanizado da DPSP – Drogaria Pacheco/Drogaria São Paulo -, localizado em Osasco, próximo ao Rodoanel e a Rodovia Raposo Tavares, tem o projeto arquitetônico assinado pela AD Arquitetura
– escritório especializado em projetos de centro de distribuição com mais de 5 milhões de m² construídos. “Consiste em um retrofit da antiga fábrica da Avon, com área total construída de 34 mil m²”, diz Alan Gonçalves, gerente de Projetos da AD Arquitetura.
A principal característica da construção do antigo edifício era a linha de produção de cosméticos, que não previa área de armazenagem com altura adequada para esse uso. “O prédio original já havia passado por algumas reformas, de modo a atender a instalação de equipamentos de mecanização e distribuição automatizada de mercadorias. A solução foi mantida pelos novos proprietários”, comenta Gonçalves.
De acordo com a arquiteta Julyana Martins, coordenadora de Projetos da AD Arquitetura, o retrofit preservou apenas uma parte da estrutura principal da edificação. A área restante demolida dará lugar a um novo galpão de armazenagem, com altura de 14,6m, e características para abrigar equipamentos de automação. “Já na parte antiga do prédio, a estrutura foi conservada e foram apenas substituídos os revestimentos internos, externos, caixilhos, coberturas, além de serem feitas adequações no layout para acomodar a nova demanda de funcionários”, afirma a arquiteta.
A fachada do centro de distribuição da DPSP ganha grande destaque devido ao desnível natural do terreno. Foram utilizados acabamentos atuais, como elementos de revestimento cerâmicos, que permitem instalação sobre os fechamentos existentes.