Não é exagero dizer que a cada mês surge uma inovação tecnológica. Independente da área (medicina, infraestrutura, varejo e tantas outras), constantemente lemos sobre avanços na tecnologia que tendem a deixar nossa vida mais rápida e prática.
Quando pensamos no varejo, essas inovações são fortemente baseadas no perfil do consumidor. Perfil esse que nos últimos tempos é mais exigente em relação a tudo: preço, disponibilidade, variedade, praticidade, tempo. O principal motivo para essa mudança é um só – a internet. Estudos apontam que entre 40% e 70% das compras no varejo brasileiro têm influência da internet, independente do canal. Se antes o consumidor precisava ir a um shopping, centro comercial ou loja de rua para adquirir o produto que queria, hoje ele tem essa possibilidade ao alcance de alguns cliques. O que significa que, mesmo sem sair de casa ele conhece as especificações do produto desejado, bem como as melhores ofertas de preço, condições de pagamento, e qualquer outro fator que pode impactar em sua compra.
Isso já é uma realidade e o principal afetado por enquanto foi o e-commerce que teve que se adaptar a essa agilidade. Mas existe uma nova tendência que deve levar o processo de compra a ficar ainda mais rápido: o Omnichannel.
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